28 de julho de 2009

LAGE DA JAGUARUNA - SC - BRASIL

Enquanto mais da metade do Brasil jura que aqui não tem onda de verdade, e muito menos onda grande, um grupo de surfistas liderados pelo tow surfer Thiago Jacaré vem surfando e colecionando historias nesta, que muitos dizem ser a maior (e mais constante) onda do Brasil.

A onda fica a 6 kms da costa, na praia de Jaguaruna, município localizado no litoral sul de Santa Catarina, e é um prato cheio para quem procura um surf cheio de ação e adrenalina. Da beira, só é possível avistar uma espuma perdida no horizonte. Quando chega perto, o monstro começa a mostrar seu power.

A lage da Jaguaruna foi desbravada pelo lendário e insano Zeca Sheffer, local de Torres e um dos principais big surfers do sul do brasil que faleceu em 2007 num acidente de carro na BR 101.
Hoje o local Thiago Jacaré, juntamente com um bando de malucos composto por Plínio Cruz, Chiquinho Prieto, Leandrinho Lima, Ricardo Amassado, Capilé, André Paulista, entre outros, são presenças constantes nos grandes swells. Jacaré monitora todas as ondulações e recebe muito bem a galera que chega com fome de grandes ondas.

Vale lembrar que essa é uma onda para poucos. Chegar lá não é fácil, é preciso contar com uma equipe de apoio e resgate, afinal a onda quebra em cima de uma lage de pedra extremamente rasa (chega a 1 metro de profundidade em alguns locais), a correnteza é bem forte e lobos e leões marinhos são presença fácil no pico. Uma vaca aqui e você pode estar bem encrencado.

A onda da Jaguaruna é mais um dos picos descobertos nessa época em que jetskis e botes surgiram no mundo do surf, possibilitando inúmeras descobertas Brasil afora.







3 comentários:

  1. show brother..mandando bem nas matérias hein...caraca que onda meu...ta lokooo quem surfa ali hehe abraços jaca

    ResponderExcluir
  2. que laje bro... onde fica isso hein caracas quem surfa ali é lokooo mesmo..hehehe parabéns ai pelo blog jaca

    ResponderExcluir
  3. sem noção, a onda é cascuda mesmo, sem dúvida bota todas as outras do país no bolso em requisito tamanho e peso.Rafa Florianopolis

    ResponderExcluir