18 de setembro de 2009

DIA MUNDIAL DE LIMPEZA DAS PRAIAS



Esse final de semana acontece o Dia Mundial de Limpeza das Praias (Clean Up Day), um evento que acontece simultaneamente em mais de 120 países, e vem se tornando um dos eventos ambientalistas internacionais mais conhecidos e participativos do mundo.

O evento, um programa sem fins lucrativos que promove atividades ambientalistas todo ano no terceiro final de semana de setembro, vem ajudando a diminuir um dos maiores problemas ambientais da atualidade, representado pelas crescentes montanhas de resíduos que se encontram em nossas praias, produzidos por nossa sociedade moderna de consumo.

Pessoalmente, não acredito que mutirões de limpeza resolvam problema algum. Claro que retirar o lixo das praias é bom para todos. Não me entendam mal. Mas essas ações normalmente servem mais para divulgar marcas/associações/ongs que retiram o lixo da praia, mas não resolvem a raiz do problema, porque passado o dia da limpeza, novamente a população volta a deixar o lixo na rua e nas praias. O que resolve o problema, é investir em educação ambiental.

Em cada casa, em cada bairro, em cada escola, e em cada praia desse Brasil, as pessoas devem receber essa informação e entender que deixar qualquer tipo de lixo na praia, afeta diretamente a saúde das pessoas, da natureza e dos animais que vivem em nossas praias.

É preciso também iluminar a cabeça de nossos representantes políticos sobre a necessidade de se investir em educação, em estudos e em ações de preservação e conservação dos ambientes costeiros ao invés de gastar milhões de dólares em aviões de guerra e submarinos nucleares. Todos nós precisamos das praias limpas e saudáveis para aproveitar com dignidade o que esse ambiente nos oferece.

Que esse dia de limpeza das praias ilumine a cabeça das pessoas sobre esse que é um problema realmente sério e diário em nossas vidas.

Para nós surfistas e amantes da vida à beira-mar, esse assunto é sério, necessário e urgente. A praia é nosso lugar sagrado e precisamos delas saudáveis, limpas e conservadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário