30 de outubro de 2009

OS 50 MAIORES SURFISTAS DE TODOS OS TEMPOS


A Revista americana Surfer Magazine realizou uma votação para eleger os 50 maiores surfistas de todos os tempos. Fotógrafos, cineastas, jornalistas, os cartolas da indústria e os próprios atletas votaram para determinar os 50maiores. Como diz a própria Surfer, os resultados são engraçados, tristes e até mesmo, uma grande surpresa. Confere lá que vale a pena.

http://surfermag.com/features/onlineexclusives/50_greatest_surfers_of_all_time_50-41/

29 de outubro de 2009

Força portuguesa com certeza

Essa eu vi no Ondas.

RIP CURL PRO SEARCH PORTUGAL

O Rip Curl Pro Search é um dos eventos mais esperados do ano, pois conta sempre com o fator surpresa. O The Search pode acontecer em qualquer lugar do planeta, pois é um evento interativo, que está sempre buscando as melhores ondas possíveis. Depois de algumas etapas-espetáculo no México, Chile e Indonésia, agora chegou a vez de Portugal apresentar suas ondas ao mundo.

Foi muito bom o WorldTour realizar uma etapa em Portugal. Como muito bem disse Pedro Adão e Silva, no Blog Ondas, uma onda vale milhões, e colocar as potentes e perfeitas ondas portuguesas na vitrine do circuito mundial contribui e muito para o turismo de uma região. E o Rip Curl Pro Search caiu como uma luva para esse objetivo, pois cada dia de competição aconteceu numa praia e num pico diferente, mostrando a versatilidade e os tipos de ondas da costa portuguesa.

Lagido, Belgas, Pico da Mota, Molhes Leste e Supertubos foram as ondas do evento. Faltou mais dias de surf em Supertubos, que é um pico muito bom de ondas.

O início do evento não emocionou muito por causa das ondas pequenas. Ondas que todos adoraríamos surfar, mas que estavam abaixo do padrão “DreamTour” a que estamos acostumados. A etapa começou com ondas pequenas, virou pra ressaca, voltou a merrequear e depois um grande swell entrou com força total para as baterias finais.

No ROUND 1, Jihad e Heitor fizeram a primeira e segunda bateria do evento, e ambos estrearam com vitória. Já o ídolo local Tiago Pires se deu mal e perdeu já em sua primeira bateria sendo eliminado do evento pelo americano Nathaniel Curran. Outro brasileiro que estreou com vitória foi o wildcard (convidado do patrocinador) Bruno Santos, que venceu o aussie Mick Campbell.

No ROUND 2, Heitor deu azar e perdeu para Tom Whitaker; Bruno Santos perdeu para Joel Parkinson e, na primeira bateria de Mineirinho outra baixa brasileira. A bateria de Adriano de Souza foi contra o amigo Jihad Kohdr. Mineiro surfou muito, mostrou frieza e competência e eliminou Jihad da competição. Mineirinho agora é o único brasileiro na etapa.

No ROUND 3 foi a vez de Adriano dar adeus ao evento. Em uma bateria de poucas ondas, Mineirinho não encontrou seu caminho e deixou Tim Reyes seguir a frente.

Das quartas em diante só deu australiano. Todas as vitórias e três 10 perfeitos!


DAY 9 HIGHLIGHTS - 2009
RIP CURL PRO SEARCH PORTUGAL
Video By ASPWorldTour

Depois de rodar por várias praias da região de Peniche, o evento finalmente foi para as ondas de Supertubos. Ondas fortes e acima dos 8 pés proporcionaram um surf pesado e cheio de momentos adrenalizantes. Pranchas quebradas, tímpano estourado, ligamento contundido, o power das ondas portuguesas deu muita lição até nos mais tarimbados atletas do WorldTour.



“Ondas acima dos 8 pés, três 10 perfeitos, pranchas quebradas e partidas, um atleta rompeu os ligamentos do joelho e outro tímpano e pescoço machucados”

QUARTAS 1
JORDY SMITH
(ZAF) X BEDE DURBIDGE (AUS)
Video By ASPWorldTour

A primeira bateria das quartas-de-final já foi um show de surf. Dois atletas de alta estatura e com power suficiente para encarar as ondas de Supertubos. Jordy faz um 9.00 mas Bede consegue um 10 e acaba com a alegria do sul-africano.

Bede Durbidge 15.50 (5.50 e 10.00) x Jordy Smith 15.17 (6.17 e 9.00).




QUARTAS 2
BOBBY MARTINEZ
(USA) X JOEL PARKINSON (AUS)
Video By ASPWorldTour

O atual número 2 do mundo não deu chances ao havaiano Bobby Martinez. Sua primeira onda Hi-Score foi uma direita que proporcionou um tubo seco e um aéreo no final que ele não completa por pouco. Na segunda, tubo fundo e seco numa longa direita. Nota 10!! E tchau pro Martinez.

Joel Parkinson 18.60 (8.60 e 10.00) x Bobby Martinez 9.00 (4.83 e 4.17).




QUARTAS 3
OWEN WRIGHT
(AUS) X DAMIEN HOBGOOD (USA)
Video By ASPWorldTour

O australiano Owen Wright, 19 anos de idade, mais uma vez surfou muito e mostrou que em 2010 ele vem com vontade. Owen começou a bateria fazendo duas ondas fracas até que entrou uma esquerda rápida meio fechando onde o australiano botou pra dentro e fez um tubão! Nota 10!!. Depois disso Owen remou numa direita fechadeira, não completou o drop e na vaca furou o tímpano do ouvido direito. Damien ficou sozinho no outside esperando uma onda de sete e pouco que acabou não vindo. Owen tirou Kelly (pela segunda vez) e veio até a semi onde foi vencido não por seu adversário, mas pelo power de Supertubos. Owen entrou como convidado depois que Bruce Irons recusou o convite. Pela segunda vez, um wild card reserva avança no evento principal e vai até as fases finais (Patrick Beven foi o primeiro no evento da França).

Owen Wright 12.83 (2.83 e 10.00) x Damien 12.50 (5.83 e 6.67).




QUARTAS 4
MICK FANNING
(AUS) X TIM REYES (USA)
Video By ASPWorldTour

Tim Reyes começa a bateria botando pra dentro de uma direita, mas não completa a manobra. Mick abre com um pequeno tubo de backside e faz 5.67. Depois de algumas ondas sem grande expressão na bateria, Mick dropa um esquerdão, coloca pra dentro e faz um 9.50 e elimina o americano Tim Reyes.

Mick Fanning 15.17 (5,67 e 9.50) x Tim Reyes 5.90 (3.00 e 2.90).



SEMI 1
BEDE DURBIDGE (AUS) X JOEL PARKINSON (AUS)
Video By ASPWorldTour

Altas ondas na primeira semi. Joel escolheu as direitas, surfando cheio de estilo enquanto Bede escolhia as direitas que vinham um pouco maiores. Torcidas a parte, Bede passou por Joel que agora fica assistindo o amigo Mick Fanning ampliar sua liderança no tour.

Bede Durbidge 14.60 (7.33 e 7.27) x Joel Parkinson 13.27 (7.17 e 6.10).



SEMI 2
OWEN WRIGHT (AUS) X MICK FANNING (AUS)

Com o tímpano perfurado, Owen Wright teve que abandonar a competição deixando o caminho livre para Mick Fanning passar direto para a Final. Aliás, sua segunda final consecutiva e com Parko fora do caminho.

FINAL
BEDE DURBIDGE (AUS) X MICK FANNING (AUS)
Video By ASPWorldTour

Na grande final o vento forte entrou e afetou bastante a qualidade das ondas, deixando o mar mais difícil para os atletas. Mick Fanning soube se adaptar melhor as ondas de Supertubos enquanto Bede foi surfando tudo que apareceu. A experiência de Mick garantiu os pontos necessários e venceu sua terceira etapa no ano. O MiqFeio já está com uma mão na taça. Será que alguém puxa o tapete de Fanning???

Mick Fanning, campeão, 12.67 (2.83 e 10.00) x Bede Durbidge 9.87 (4.27 e 5.60).



Resultado do Rip Curl Pro Search 2009

1 Mick Fanning (Aus)
2 Bede Durbidge (Aus)
3 Joel Parkinson (Aus)
3 Owen Wright (Aus)
5 Jordy Smith (Afr)
5 Bobby Martinez (EUA)
5 Damien Hobgood (EUA)
5 Timmy Reyes (EUA)
9 Adriano de Souza (Bra)
17 Heitor Alves (Bra)
17 Jihad Khodr (Bra)
17 Bruno Santos (Bra)

Ranking do ASP World Tour depois de nove etapas

1 Mick Fanning (Aus) 7.140 pontos
2 Joel Parkinson (Aus) 6.772
3 Adriano de Souza (Bra) 6.148
4 Bede Durbidge (Aus) 6.146
5 C.J. Hobgood (EUA) 5.748
6 Taj Burrow (Aus) 5.524
7 Kelly Slater (EUA) 5.514
8 Bobby Martinez (EUA) 5.421
9 Damien Hobgood (EUA) 5.116
10 Jordy Smith (Afr) 4.828
27 Heitor Alves (Bra) 3.232
37 Jihad Khodr (Bra) 2.730

27 de outubro de 2009

Skate com remo?

Quando o Chiquinho Prieto, professor da Vento Sul Garopaba ( vale dizer, uma das melhores e mais competentes escolas de surf do país) me falou que alguns caras no Hawaii estavam andando de skate com um "remo", imitando os movimentos do StandUp, eu até achei que fosse brincadeira do Chico. Skate a remo? No way... Ainda mais que estávamos na água e o chico bem soltinho com seu Stand-Up se divertindo a valer.

Pois chegando em casa fui dar uma investigada na web e pude constatar que a onda do Stand-Up paddle chegou mesmo ao skate. Alguém teve a idéia de colocar rodinhas na ponta do remo no lugar da pá e um novo esporte foi criado.

Agora até mesmo quem está na cidade e longe da praia pode treinar para não fazer feio com seu Stand-Up.

Cada uma que me aparece...



23 de outubro de 2009

O melhor ano do surf brasileiro???



Justamente no ano em que reduzimos ao máximo nosso número de atletas no tour, o Brasil está fazendo um ano fantástico no circuito mundial, com nossos atletas brigando diretamente pelo título mundial em praticamente todas as categorias.

No World Tour, o paulista Adriano de Souza é o atual número 3 do mundo (atrás somente dos australianos Mick Fanning e Joel Parkinson), vem surfando forte e brigando diretamente pelo título mundial de surf profissional.

No World Tour feminino, Silvana Lima é a atual número 2 do mundo. Surfando muito e disputando o título do circuito mundial feminino, Silvana venceu duas de três etapas e é uma das favoritas ao título mundial desse ano.

No WQS, Jadson André é o atual número 2 do mundo. Vice-líder do circuito de acesso, Jadson já está garantido para o World Tour 2010 e luta forte pelo título do WQS 2009.

No WQS feminino, a jovem Bruna Schmitz é a atual número 8 do mundo. Bruninha não está brigando diretamente pelo título mas está muito bem colocada no tour de acesso e está garantindo sua classificação para o World Tour 2010.

No Longboard Tour, Phil Rajzman é o atual número 3 do mundo e Eduardo Bagé o atual número 5 do mundo. Os dois muito bem colocados no circuito mundial de longboard.

O Circuito Pro Junior da ASP só estará valendo no ano que vem (2010). Sorte dos gringos, pois nossos moleques já tem tradição na categoria e são francos favoritos nessa briga pelo título mundial ProJunior.

É bem verdade que o ano ainda não acabou e que muito ainda pode acontecer (de bom e de ruim) para o surf brasileiro. Estrelas sempre brilham e sempre caem. A grande ironia dessa história é que no ano em que temos menos atletas brasileiros correndo o circuito mundial; no ano em que o mercado surf deu uma bela reduzida em consumo e faturamento; no ano em que a crise mundial escandalizou mercados; justamente nesse ano, parece que estamos tendo nossa melhor participação no tour.

Nossa tropa de elite é pequena, mas é poderosa.

Silvana Lima na novela Viver a Vida da Rede Globo

Essa semana, enquanto fazia umas pizzas integrais de janta, assisti a top brasileira Silvana Lima, atual número 2 do mundo, em uma aparição especial na novela Viver a Vida, da Rede Globo de TV, dando um depoimento sobre a superação e como o surf modificou a sua vida. Exemplo de vitória e conquista por meio do esporte, a surfista Silvana Lima falou da infância pobre, de como superou as dificuldades e como o esporte (surfe) lhe proporcionou uma vida digna e bem sucedida.

Uma história comovente e uma atleta que nos enche de orgulho.
É o surf como esporte de inclusão social. Parabéns Silvana!!

Abaixo o vídeo com o depoimento de Silvana Lima.

20 de outubro de 2009

O FIM DA DITADURA DAS TRIQUILHAS

Esse pequeno video da BCM Films ilustra muito bem esse atual momento que o surf "moderno" anda passando. Depois de anos e anos com uma verdadeira ditadura das triquilhas, imposta pelo surf competição e de alta performance, surfistas do mundo inteiro hoje abriram suas mentes para diferentes tipos de design, diferentes perspectivas e diferentes maneiras de surfar uma onda. Ter só triquilha e prancha hot dog pra que? Quanto mais brinquedinhos você tiver, mais diversão você terá.



Open your mind

O fim da ditadura das triquilhas

Esse pequeno trailer da BCM Films ilustra bem esse momento atual que o surf anda passando. Depois de anos e anos de d

A LOOK INTO SURFING THROUGH DIFFERENT PERSPECTIVES, THE PERSPECTIVES OF THOSE POSSESED BY THE ART OF RIDING ALTERNATIVE BOARDS

19 de outubro de 2009

The Guarujá Kid

Saiu lá no site australiano Surfing Life. Nick Carrol, renomado jornalista e sujeito que sabe muito de surf, acompanhou Mineirinho pelas ruas onde o atleta nasceu e cresceu, no Guarujá. Nick fala da infância pobre de Adriano, de suas conquistas e do atual momento de Adriano de Souza no world tour. Vale a pena ler.

A matéria pode ser vista na íntegra (e em inglês) no site da Surfing Life
http://www.surfinglife.com.au/

No site Next Surf tem a matéria traduzida para o português.
http://www.nextsurf.com.br/home/

14 de outubro de 2009

Mineirinho vence em Mundaka!!!



MINEIRINHO VENCE A TODOS E CONQUISTA SUA PRIMEIRA VITÓRIA NO TOUR EM MUNDAKA

Adriano de Souza, o nosso Mineirinho, surfou muito no País Basco, ganhou de Kelly Slater na Semi-final e se sagrou campeão do Billabong Pro Mundaka, 2009. Com muita vontade e dedicação, Mineirinho foi detonando seus adversários um a um mostrando um impressionante surf de backside nas esquerdas ruins de Mundaka e de Sopelaña.

Tradicional pico de esquerdas grandes, longas, tubulares e perfeitas, Mundaka entrou para a história do tour 2009 por dois motivos: foi o palco da primeira vitória de Adriano no tour; e foi a pior etapa de ondas do ano. No primeiro dia de evento ondas pequenas mas perfeitinhas deram as caras no evento. Depois disso, uma seqüência de 5 dias de evento cancelado e os dias finais do evento em ondas pequenas, balançadas e com muito vento marcaram a competição.

A vontade de Mineirinho era tanta que nem o careca Kelly Slater conseguiu impedir a primeira vitória da carreira de Adriano de Souza no ASP World Tour. Mineirinho bateu Slater na semifinal e não deu chances ao australiano Chris Davidson na decisão do título. Adriano também quebrou um longo jejum de 4 anos sem vitórias brasileiras na divisão de elite do ASP Tour. Demorou um pouco mas aconteceu.

Sim, demorou um pouco, mas aconteceu. Mineiro brilha no alto do pódio numa etapa da primeira divisão do circuito mundial da ASP, diz Alexandre de Toledo Piza, no site Waves.

Faltando duas etapas para acabar o ano (Portugal e Hawaii), Adriano de Souza recupera a terceira posição no ranking, Mick Fanning é o novo líder e Joel Parkinson perdendo a ponta pela primeira vez na temporada, caindo para a segunda colocação. A corrida do título mundial segue agora para a próxima etapa, cujo prazo começa na segunda-feira e vai até o dia 28 em Peniche, Portugal.

No site da revista americana SURFER, encontrei essas duas fotos de Steve Sherman, que como dizem,falam mais do que mil palavras.





RESULTADO DO BILLABONG PRO MUNDAKA 2009

1 Adriano de Souza (Bra)
2 Chris Davidson (Aus)
3 Kelly Slater (EUA)
3 C.J. Hobgood (EUA)
5 Bede Durbidge (Aus)
5 Drew Courtney (Aus)
5 Fredrick Patacchia (Haw)
5 Taj Burrow (Aus)
17 Jihad Khodr (Bra)
33 Heitor Alves (Bra)

Acompanhe a trajetória de Mineirinho em Mundaka.

ROUND 2 - MINEIRINHO (11.63) x GREG EMSLIE (10.37)


ROUND 3 - MINEIRINHO (14.16) x TAYLOR KNOX (11.44)


SEMI - MINEIRINHO (16.00) x KELLY SLATER (15.93)


FINAL - MINEIRINHO (16.40) X CHRIS DAVIDSON (11.83)


MINEIRINHO FAZ A FESTA

11 de outubro de 2009

Competição ou Freesurf?

A discussão é longa. Pesando todos os prós e os contras, o que vale mesmo é a diversão e o quanto você ama aquilo que faz. Entre o surf livre e sem compromissos do freesurf e o surf competição com suas disputas, vitórias e conquistas, alguns balançam. Durante os (muitos) dias de espera do Billabong Pro, perguntaram a alguns tops do circuito: Compete or Freesurf? No vídeo tem algumas respostas.

8 de outubro de 2009

GABRIEL MEDINA

O jovem Gabriel Medina, 15 anos, vem fazendo apresentações impecáveis nos últimos eventos e conquistando o respeito de muitos dos tops do world tour. Esse vídeo eu peguei do Blog dos Hobgood.

Com um surf moderno e acrobático, Gabriel voa muito e voa fácil. A nós, brasileiros, só nos resta torcer que seus patrocinadores realmente invistam no jovem atleta e o mandem para os mais diversos picos de onda do mundo. Com esse surf e com experiência em ondas grandes e pesadas, o jovem Medina é outra grande promessa do surf brazuca.

Gabriel Medina from thegoods:CJ and Damien Hobgood on Vimeo.



6 de outubro de 2009

Billabong Pro Mundaka

ASP WORLD TOUR - STOP 7

VÍDEO DO PRIMEIRO DIA DO EVENTO.

O BILLABONG PRO MUNDAKA começou com ondas um tanto pequenas(para os padrões de Mundaka) mas com boa formação nas esquerdas do país basco. O Billabong Pro está rolando no sistema novo de competição, onde quem perder está fora do evento. O paranaense Jihad Khodr se deu bem na sua bateria de estréia, venceu o havaiano Roy Powers e avança na competição. O cearense Heitor Alves foi eliminado no primeiro round perdendo para o aussie Drew Courtney. Ainda falta a estréia de Adriano de Souza, o nosso Mineirinho, que só entra na segunda fase da competição.
O evento pode ser visto ao vivo no site do evento http://www.billabongpro.com/mundaka09/

Versatilidade

Não importa com qual instrumento.
Heydon Bunting quer surfá-las de alguma maneira.
Somente pelo puro prazer.

Vi essa (e surrupiei) lá no Surf4ever.

PIPELINE MASTERS 1981 - RARIDADE

Graças ao YouTube, podemos hoje assistir (e aprender) como o nosso passado. Nessa session de vídeos, o Pipeline de 1981. Raridade. Buttons Kaluhiokalani, Simon Anderson (o inventor das triquilhas), Bob Owens e mais várias lendas dos anos 70. Vale a pena ver os vídeos.





Crazy Skateboard Tricks

Observando as acrobacias e movimentos do Le Parkour (aquele esporte de origem francesa e que é muito utilizado pelos integrantes do PCC), o skatista Willian Spencer decidiu aplicar no skate as maluquices da modalidade. O resultado disso pode ser visto no vídeo abaixo. Malucopacaraio...



Eu vi primeiro no Blog THE ACE OF SPADES, da MCD.

1 de outubro de 2009

FILME DE SURF - JUST ADD WATER

Ontem baixei esse filme do SurfMovies.com.br.

Segue aí a sinopse do filme:

Depois de ser revelado para o mundo em 2005 no consagrado filme "Young Guns II", da Quiksilver, e de continuar impressionando a todos em "Young Guns 3" e "Tomorrow Today", vencendo o prêmio de Manobra do Ano em 2007 no Surfer Poll Awards, o jovem local de Maui Clay Marzo, 18 anos, estrela este ano seu primeiro filme, "Just Add Water", que está em turnê pelos EUA. O vídeo explora o estilo espontâneo, criativo e imprevisível de Marzo em ondas no Tahiti, Fiji, Hawaii, França, Espanha e Austrália, além de penetrar a fundo na vida desta promessa do esporte, elogiado por lendas como Kelly Slater, Mark Occhilupo e Andy Irons.

O que talvez poucos saibam é que, em dezembro do ano passado, Marzo foi diagnosticado como portador da síndrome de Asperger, uma variação do autismo caracterizada pelo isolamento social e comportamento excêntrico durante a infância - o que explicaria o jeitão diferente e a personalidade marcante do havaiano. Outro aspecto da SA é que seus portadores normalmente possuem interesses específicos e intensos em determinadas áreas ou atividades.

Segundo consta na Wikipedia, alguns estudiosos afirmam que grandes personalidades da história possuíam fortes traços da síndrome de Asperger, como o físico Isaac Newton, o compositor Mozart, os filósofos Sócrates e Wittgenstein, o naturalista Charles Darwin, o pintor renascentista Michelangelo, os cineastas Stanley Kubrick e Andy Warhol e o enxadrista Bobby Fischer. No caso de Marzo, fica claro que ele voltou suas atenções ao surf, e o resultado dessa química especial pode ser visto em "Just Add Water".



Gostou? Entra lá no SurfMovies.com.br e baixe o filme inteiro.