16 de janeiro de 2010

STOKED 1



Pela terceira vez estou lendo o clássico STOKED, uma história da cultura do surf, um brilhante (e bem americano) livro sobre a nossa cultura surf. Das antigas alaias dos reis havaianos ao reinado de Kelly Slater. O livro é editado por Drew Kampion e Bruce Brown, dois dos grandes nomes da "mídia" surf e caras que sabem muito da nossa história.

Drew Kampion escreve desde os anos 60 sobre o surf. Trabalhou na Surfer, na Surfing e na Wind Surf. Publicou também o best-seller Book of Waves (1989).

Bruce Brown é um renomado film maker e responsável por alguns dos melhores filmes de surf do mundo como Endless Summer I, Endless Summer II e Step into Liquid.

Mas enfim, algumas coisas vou publicar aqui. Pequenas notas, frases e idéias. Mas de qualquer maneira vai lá e compra o livro. Sem dúvida nenhuma, um clássico que vale a pena ler e ter na estante.




Surfers are members of a different race of people from the man in the street.
(Nat Young, Campeão Mundial de Surf em 1966)




Qualquer surfista afirmará com toda convicção, que só o Surf é que torna a vida digna de viver - todo o resto é uma perda de tempo entre duas ondas. STOKED consegue captar, de maneira perfeita, esta sensação no ritmo dos mares.
(Gerry Lopez, mestre de Pipeline)




Subcultura. O meu grande e grosso dicionário Random House descreve-a como: "um grupo com características sociais, economicas, étnicas ou outras suficientemente distintivas para os distinguir de outros dentro da mesma cultura ou sociedade".
E culto? "Um grupo com uma ideologia sagrada e um conjunto de ritos centrados em torno dos seus símbolos sagrados". Viria a descobrir que o surf era o subculto de viciado.
(Drew Kampion)



A essência do surf

O surf é o ato ilusoriamente simples de apanhar uma onda do oceano em cima de uma prancha. Na realidade, enquanto proeza física fundamental, fazer surf numa onda é uma conjunção fenomenal de forças; a sua matemática é profundamente complexa. No entanto, enquanto expressão do relacionamento essencial entre o homem e a natureza, o surf é únicop na sua clareza. E enquanto metáfora de vida e qualquer coisa que a vida nos atire, não tem paralelo. A vida é uma onda. Até Albert Einsten o disse.

Tudo no mundo material se manifesta em ondas, mas, embora a dinâmica das ondas module as fases da nossa existência, esse fato só se torna mais graficamente aparente quando o homem vai para o mar. A representação mais arquetípica e simbólica desse relacionamento - entre o homem e os ritmos e força da natureza - está expressa no ato de pegar uma onda. A pureza elementar desse encontro explica bem o atrativo quase universal do surf.


6 comentários:

  1. olá amigo. será que tu tem alguma dica de onde posso encontrar esse livro numa edição em português? só consigo achar em ingles ou frances. desde já , agradeço a ajuda, e parabéns pelo blog.

    eddie.

    eddieaju14@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Eu comprei o meu em POrtuguês de Portugal, na Livraria Saraiva (http://www.livrariasaraiva.com.br), mas acabei de entrar lá e só apareceu esse título em Inglês. Vou mandar pra você, por e-mail, alguns links que eu encontrei aqui.
    Boas Ondas!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi amigo, estou à algum tempo procurando o livro Stoked, e só acho em versões em inglês, e estou fazendo meu TCC sobre o universo do surf, e queria saber se você teria como me indicar aonde encontrar esse livro em portugues?! valeu pela atenção
    abraços

    ResponderExcluir
  5. Caro Yuri, eu tenho ele em Portugês e a pessoa que me deu de presente comprou em Porto Alegre. Mas tem que garimpar mesmo, porque não é nada fácil de achar. Se você precisar de algo especifico posso fotografar e mandar a você. Abraço! Dadá Souza

    ResponderExcluir
  6. Pode cre brother, então, vou ver se consigo esse livro, se não retorno a ti.
    Não conhece nenhum livro, e filmes que falam sobre a origem do surf, sobre a historia, coisas assim?
    abraço

    ResponderExcluir