3 de maio de 2010

O fundo artificial da Índia. O sonho de muita cidade costeira.

Essa semana foi bastante divulgada na internet e no Twitter a notícia de um fundo artificial na Índia, formando uma onda de qualidade e um criadouro de peixes e de diversas espécies marinhas.

Sob o ponto de vista do turismo, uma onda de qualidade pode gerar lucros de milhões de dólares para diversas cidades costeiras, que passam a entrar no roteiro de milhares de surfistas do mundo todo. Sem falar nos grandes eventos e na mídia toda que gera uma onda de nível internacional atrai.

Em algumas regiões do Brasil, nossas praias recebem grandes ondulações com uma certa constância, só que não tem um fundo que proporcione a formação de boas ondas para a prática do surf. Normalmente entra uma ressaca e as ondas fecham inteiras na praia. Com um fundo artificial, essas mesmas cidades podem receber turistas do mundo todo, que virão atrás dessa onda. A cada vídeo, cada evento, cada matéria na tv, mais e mais pessoas virão atrás dessa onda, modificando o fluxo de turismo e melhorando a economia dessas cidades, como já aconteceu com várias surf citys mundo afora como Jeffrey's Bay (África do Sul), Bali (Indonesia), Sydney (Austrália), San Diego (USA) e tantas outras mundo afora, que cresceram e se desenvolveram por causa do turismo e da especulaçào imobiliária gerada pelo surf.

Em um trabalho conjunto entre o Governo da Índia e a ASR Ltda, foi criado o primeiro reef artificial daquele país.

A índia nos mostrou que dá certo. Só resta saber se nossos políticos e prefeituras tenham essa visão turística de longo prazo. A solução para a economia de cidades costerias? Tá aqui, nos vídeos abaixo:

India's First Multi-Purpose Reef Goes Off from ASR Limited on Vimeo.


Multi-Purpose Reef Animation from ASR Limited on Vimeo.


Making Waves from ASR Limited on Vimeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário