6 de agosto de 2010

Algumas notas de Agosto

Esse ano está voando. Já estamos em agosto. Aliás, nossa vida toda parece estar numa rotação mais acelerada. O ano mal começou e já passamos das férias de julho. Lembro bem da minha infância, quando um ano demorava um ano inteiro para passar. Hoje em dia um ano passa tão rápido... E que agosto gelado esse. Aqui no litoral sul de Santa Catarina a temperatura chegou a 3°C graus, com sensação térmica de 0°C. Frio demais. Nas serras gaúcha e catarinense nevou bastante. Frio de congelar o pingo d’água. Quem tem neoprene bom, se dá bem e surfa quase sozinho.
Quem não tem, lamenta.

Por falar em tempo que voa, quem está voando muito é a galera do WQS. Está rolando agora, na cultuada Huntington Beach, na Califórnia, o US Open of Surfing, etapa Prime do WQS. E todos os figurões do tour estão lá participando desta que é a etapa mais rica do ano. Os brasileiros Adriano de Souza, Jadson André, Miguel Pupo e Gabriel Medina estão dando show e deixando os gringos de queixo caído. A performance do dream team brazuca está matadora.
Confere lá que é show de surf garantido http://www.usopenofsurfing.com/

Outro brasileiro que está muito bem no US Open é o shaper e designer Xanadu, que vive na Califórnia a mais de 20 anos. Dentre os atletas que estão com as pranchas do Xanadu estão os brasileiros Heitor Alves, Jihad Kohdr, Jean da Silva , Paulo Moura , Marco Giorgi, Pablo Paulino , Thiago Camarão, Hizunomê Bettero, Thomas Hermes e Rodrigo Pedra Dornelles. Os europeus Gony Zubizarreta, Levi Gonzales e Tim Boal. Os australianos Dayyan Neve, Nathan Hedge, Chris Davidson, Lee Sedley e Adam Robertson, e mais os americanos Gabe Kling, Koa Smith, Tonino Benson e Corey Ziems e o havaiano Roy Powers. Todos apostando tudo nas pranchas do Xanadu.
Taí o site do Mago www.xanadusurfdesigns.com

Vale comentar também sobre a notícia que vem da Austrália (via Rosaldo Cavalcanti), de que o governo federal australiano vai investir pesado no surf para viabilizar a construção do primeiro centro de treinamento para surfistas do mundo. Ultra moderno e bem equipado, o projeto tem por objetivo manter os australianos no topo do surf competição mundial.
De acordo com o ministro australiano, a Surfing Austrália ficará responsável pela implementação do projeto, que terá como principal objetivo garantir o futuro do surf de alto nível australiano, comenta o Rosaldo no Rico Surf http://ricosurf.globo.com/NoticiasRicosurf2.asp?id=12610
A iniciativa australiana é um exemplo a ser seguido. Um grande Centro de Treinamento para atletas de surf, traz inúmeros benefícios para o nosso esporte: os melhores atletas treinam junto, o nível competitivo dos participantes aumenta e pontos como a disciplina, o estudo e os treinos são bastante trabalhados, etc
Uma coisa é certa, um Grande Centro de Treinamento forma atletas treinados, preparados, orientados e vencedores. Não tem erro.
No Brasil todos acompanhamos a implementação dos Centros de Treinamento do Vôlei, em Saquarema, ou da Ginástica Olímpica, em Curitiba e os resultados que foram colhidos após os Centros. Mas e por aqui? Ninguém se habilita? A idéia é boa.

Final do mês tem de Teahupoo, quinta parada da corrida pelo título mundial de surf profissional. A etapa tahitiano do tour é uma das mais esperadas do ano. E umas das ondas mais temidas pelos surfistas.
Depois do Billabong Pro, haverá a unificação do circuito mundial e O número de integrantes na elite será reduzido de 45 para 32 atletas a partir do Billabong Pro Teahupoo, quando começa a segunda metade do ASP World Title Race 2010.
O novo formato para 36 competidores será inaugurado na etapa de Trestles, que está marcada para os dias 12 a 21 de setembro nos Estados Unidos.
Para o ano que vem, a elite será formada pelos 22 primeiros colocados no ranking final de 2010 e por dez surfistas indicados pelo ranking mundial unificado da ASP, o ASP World Ranking, que registra os oito melhores resultados conquistados nas etapas da divisão principal e nas do antigo WQS.

Falando em corte, Daqui a pouco é Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário