7 de novembro de 2010

Kelly Slater, 10 TIMES WORLD CHAMP




Sábado, 6 de novembro de 2010

O americano Kelly Slater conquistou nesse sábado, em Porto Rico, seu 10° título mundial de surf e de quebra ainda levou o título do Rip Curl Pro Search 2010, coroando de forma espetacular o melhor surfista e o melhor atleta de todos os tempos. Como disse o Giovanni Mancuso no twitter, Kelly fez barba, cabelo, bigode e sombrancelha no Rip Curl Pro.

O reinado de Slater vem dominando o esporte desde 1992, quando Kelly foi campeão mundial pela primeira vez. Hoje, quase quarentão, Kelly continua sendo o melhor surfista e o melhor competidor de todos os tempos. É o ídolo máximo do nosso esporte.

As etapas The Search da Rip Curl sempre acabam ficando na história por apresentar picos paradisíacos, exóticos e com ALTAS ondas. Mas dessa vez foi diferente. Primeiro (e nada importante), porque as ondas na verdade não estavam boas. Estavam no padrão WQS. O evento ficou marcado mesmo foi pela emoção. Com a notícia da morte de Andy Irons, a comunidade do surf ficou chocada e de luto. Pensaram até em cancelar a etapa, tamanha a tristeza dos competidores, dos dirigentes e do mundo do surf em geral. Mas o evento não parou. O próprio Andy odiaria se isso acontecesse. As disputas continuaram e Kelly venceu o título e a etapa da melhor maneira possível: surfando MUITO!

Kelly e Jordy, os dois únicos atletas com chance de conquistar o tour, foram fazendo a lição de casa e passando suas baterias, até que um brasileiro, nosso grande Mineirinho, acabou praticamente decidindo o décimo título mundial de Slater em dois lances. No Round 3, Mineiro vinha ganhando sua bateria e optou por marcar Slater com toda suas forças. O primeiro erro de Mineiro: não se encurrala uma fera mortal como Kelly. Slater foi mais esperto e forçou o Mineirinho a fazer uma interferência. Mineiro caiu para a repescagem do Round 5 e deixou Slater a uma bateria do título.

Nas quartas, os dois se enfrentaram novamente.

Vocês devem lembrar daquela clássica história onde Slater e Rob Machado disputavam algumas partidas de ping-pong antes das baterias do Pipe Masters. O Rob Machado ganhou de Slater e tirou uma onda com a cara do Kelly. O resultado: Kelly simplesmente atropelou Rob na hora da bateria. Machado, que até hoje brinca com essa história dizendo: “Nunca joguem ping-pong com Slater antes de uma bateria”.

Com o Mineiro foi parecido. Kelly disse não gostou da marcação agressiva do Mineiro e nem de ter passado sua bateria por causa de uma interferência. Mas ele, no fundo, gostou. E usou isso para alimentar a sua fome de vitória. Nas quartas-de-final, Kelly simplesmente atropelou o nosso querido Adriano de Souza, começando a bateria com um 9. O que viria depois do nove? Adriano estava com a prioridade quando uma boa direita entrou. O Mineirinho olhou e não foi. O Kelly foi e fez 9.87. Três minutos de bateria e o décimo título mundial de Slater estava decidido. Adriano ainda tentou, em vão, tirar um coelho da cartola, mas de nada adiantou. Slater que é o mágico.

Mas é até sacanagem colocar esse peso todo nas costas do Mineirinho. Primeiro, porque nosso maior representante vem surfando muito, mostrando experiência e um surf sólido. Sem dúvida alguma, Adriano é o maior e melhor atleta brasileiro no tour. Conquistou o respeito dos competidores, o reconhecimento da imprensa e é motivo de orgulho para todos nós. Um monstrinho!!! Eu penso que, apesar dessa derrota, Mineiro teve a honra de participar desse grande momento da história do surf.

Mas o campeonato não parou por aqui. Kelly voltou pra água na semi, e mais uma vez, foi brilhante e venceu Taj Burrow de maneira bem convincente. Ninguém mais duvidava que Slater levaria, também, o título do evento. A estrela do careca estava demais.

Na final, Kelly Slater enfrentou o guerreiro australiano Bede Durbidge em uma bateria emocionante. Kelly fez um 8.77 e na seqüência um 10 perfeito. E que 10!!!!! Bede fez 7.50 e 6.93 e perdeu precisando de uma grande combinação de ondas: 18.78!! Kelly se sagrou o campeão da etapa e Bede voltou pra casa de Kombi. Que dia em Porto Rico!

A competição foi da mais triste tragédia a alegria do décimo título do maior de todos os campeões. O evento de Porto Rico entrou, definitivamente, pra história do surf.

Mas o que mais dizer sobre um atleta que é 10 vezes campeão do mundo?
O que falar sobre Slater?

A sua total dominância, a sua técnica, a sua longevidade, a sua elasticidade, sua inteligência, sua leitura de onda.. Slater simplesmente não tem um único ponto fraco em seu surf. É o melhor competidor de todos os tempos. E o melhor de todos os atletas. Vale lembrar que em nenhum outro esporte alguém venceu 10 títulos mundiais na mesma categoria. Em nenhum outros esporte alguém passou 20 anos liderando e puxando a evolução do seu esporte. Slater é o cara!

E para quem acha que o surf não dá dinheiro, Slater levou U$ 75.000 pela vitória do evento, U$ 100.000 pelo título da temporada e, de quebra, ainda tem aquela história da Quiksilver prometer U$ 10.000.000 se o Kelly ganhasse o décimo título mundial.

Palavras do Kelly:

"Este título vai para Andy. Ele foi um cara que me estimulou a chegar onde cheguei. Era muito competitivo, sempre puxava o meu limite. Com certeza vai deixar muitas saudades", diz Slater.

"Tivemos uma discussão ontem (5/11) porque disputamos algumas ondas e ele acabou cometendo interferência. Ele me lembrou muito da época em que competia com o Andy, pela forma como me olhava e a disposição na água. Adriano é um grande competidor, ele conseguiu até me tirar do ritmo na bateria que tivemos na sexta-feira", comenta o decacampeão.

"Eu sabia que o Jordy seria meu principal adversário este ano. Ele tem um futuro enorme pela frente e com certeza será campeão mundial. E digo mais: ele vai conquistar o título mais de uma vez", acredita o atleta.

ALGUNS LINKS INTERESSANTES SOBRE O ASSUNTO

http://www.surfline.com/surf-news/historys-most-dominant-athlete---comparing-kelly-to-mainstream-sports-stars_49190/

http://julioadler.blogspot.com/2010/11/eu-disse-10.html

http://www.surfline.com/surf-news/testimonials-from-kellys-friends-rivals-well-wishers----and-you_49346/

http://surfermag.com/photos/flash/two_decades_of_perfection

http://blogs.surfingmagazine.com/news/it%e2%80%99s-official-kelly-slater-wins-his-10th-asp-world-title/


Resultado do Rip Curl Pro Search 2010

1 Kelly Slater (EUA)
2 Bede Durbidge (Aus)
3 Taj Burrow (Aus)
3 Michel Bourez (Tah)
5 Adriano de Souza (Bra)
5 Dane Reynolds (EUA)
5 Jordy Smith (Afr)
5 Mick Fanning (Aus)
25 Jadson André (Bra)

Alguns números de de Slater

Recordista de vitórias no WCT 43
Vitórias na mesma temporada 7 (96), com Damien Hardman (88) e Tom Curren (90)
Recordista de Títulos Mundiais 10 (1992, 1994, 1995, 1996, 1997, 1998, 2005, 2006, 2008 e 2010)
Recordista de Títulos Mundias consecutivos 5 (1994-1998)
Recordista de vitórias no Pipe Masters 6 (1992, 1994, 1995, 1996, 1999, 2008)
Recordista de vitórias consecutivas no Pipe Masters 3 (1994-1996)
Título Mundial por antecipação campeão na 9º das 11 etapas (em Mundaka em 2008)
Campeão Mundial mais jovem da história 20 anos (1992)
Campeão Mundial mais velho da história 38 anos (2010)
Vencedor mais velho de uma etapa 38 anos (em Rip Curl Pro em 2010)
Maior pontuação em uma bateria 20 pontos de 20 possíveis (na final no Tahiti em 2005)

*Fonte ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário