7 de dezembro de 2010

Loïc Wirth - Mago das lentes

Loïc Wirth é de Florianópolis (SC), e tem se destacado na produção de vídeos de surf. Recentemente, em parceria com o surfista uruguaio (e radicado em Garopaba - SC) Marco Giorgi, Loïc fez um vídeo e o inscreveu em um campeonatos de clips de surf. Seu vídeo como um dos mais votados do mundo pela comunidade internacional do surf e os dois, estréiam sua sessão no novo filme do renomado diretor Taylor Steele.

O SurfOnLine fez algumas perguntas ao Löic, que deu essa entrevista de sua casa, na França.


Löic Wirth com Nick Stanley e Marco Giorgi, New Zealand

Antes de tudo, se apresente. Quem é o Loïc Wirth?
Tenho 21 anos, e sou natural de Florianopolis.

Você tem um trabalho bem diferenciado, com um mix muito bom de surf, música, fotografia, edição e arte. Fale um pouco sobre suas influências e como você procura contar suas histórias.
Antes de tudo obrigado! Me influencio muito pelas musicas e em outros filmes, sejam de surf ou não. O resto vai de cada um, cada um interpreta de uma maneira diferente uma mesma coisa...aí que está a graça de todo o processo...fazer o seu projeto ser único mostrando o seu olhar.



Conte um pouco sobre suas andanças pelo mundo. Faz tempo que você está na Europa?
Estou aqui a 3 meses e pouco agora...morei aqui em Hossegor entre 2009-2010 e criei um laço bem forte com o lugar.Esse ano tem sido bem legal, viajando bastante pra diferentes projetos. Filmei na França, Indonésia, Hawaii, Califórnia, Nova Zelândia, Portugal, Espanha, Marrocos, Uruguai e no Brasil.


Desert Point foi uma das locações do projeto Innersection

Quando e como você começou a trabalhar com vídeo? Como foi seu início?
Comecei a editar vídeos roubando imagens dos meus filmes de surf preferidos e editando a minha maneira, pra ver com meus amigos antes de surfar. Criei gosto e quando cheguei em Hossegor tive o apoio dos film makers Pietro França e Thomaz Selliens pra começar a fazer minhas próprias imagens...Tudo fluiu bem e os projetos foram surgindo.
Meus primeiros projetos foram os episódios mensais Cracker.Tv que eu produzi pra surfeuropemag.com por alguns meses.

Cracker.TV Ep.3 from Loïc Wirth on Vimeo.




Como e quando surgiu a idéia de participar do Projeto Innersection? Eu fiquei amarradão pelo conceito do projeto assim que li uma matéria na revista Surfing falando a respeito. Estava em Garopaba filmando com o Marco e propus pra ele de participarmos. Ele topou de primeira, e fomos investindo nisso.
O vídeo que você fez com o Marco Giorgi estará no próximo filme do Taylor Steele.

Marco Giorgi - Innersection from Loïc Wirth on Vimeo.



Qual foi a idéia de vocês com esse clip?
Nossa idéia era usar a plataforma do Inner como palco para expor nossos trabalhos. Não entramos pensando que poderíamos ganhar um lugar no filme. Foi surreal ver todos os comentários e entrar no top 4.


Marco Giorgi em Nias

O vídeo do Cristian Muller, apesar de bastante alternativo, foi bem visto e divulgado. Esse vídeo surgiu depois de vocês inscreverem o do Marco? Fale um pouco desse vídeo também.
Venho filmando com o Cristian e o Gabriel Muller desde que voltei da França em 2010, e conversando com o Cristian sobre o Inner surgiu a idéia de nos inscrevermos... Gosto muito do resultado final, queríamos mostrar a realidade dele, surfando ondas ruins e mexidas, mas mesmo assim buscando evoluir sempre.

Cristian Muller - Innersection Entry from Loïc Wirth on Vimeo.



O que representa para você estar no próximo filme do Taylor Steele?
Representa muita coisa... Não dá de explicar. Fazer parte de um filme de um cara que eu admiro tanto não tem preço pra mim. Além disso, colocar pela primeira vez uma sessão inteira de um ''Brasileiro'' num filme do Taylor Steele...Abro o maior sorriso quando vejo que chegamos lá.

Você ganhou visibilidade e notoriedade depois do Innersection. Já está colhendo alguns frutos com essa vitória?
Continuo focado no meu projeto pessoal. Os frutos que tenho colhido é de ver uma galera se motivando mais ainda pra continuar fazendo o que fazemos. Mesmo em meio a tantas dificuldades…Tem tanto talento no Brasil, falta só um empurrão.

Como você vê o mercado de vídeos de surf aqui no Brasil?
Fico triste quando penso no mercado de vídeos no Brasil. Se dependesse dele não teria feito nada do que fiz praticamente. Nunca tive o apoio de nenhuma empresa brasileira, mesmo procurando. Não quero generalizar, mas as empresas no Brasil em sua maioria não vêem além da grana. Apenas seguem tendências e copiam descaradamente o que os gringos fazem. Funcionam na base de amigos e amigos de amigos. Buscam o lucro antes de tudo…

Você tem um bom suporte para viajar com os atletas?
Trabalho para uma empresa e consigo linkar as viagens com a produção do meu filme, ao mesmo tempo em que continuo meu trabalho. Por enquanto isso tem dado bem certo...

Fale um pouco sobre o seu equipamento.
Uso uma Panasonic HVX-200.

É muito caro ser um filmmaker
Depende do que é caro ou não. Mas é um investimento que vale a pena, além de ser algo que funciona a base de uma mão lavando a outra. Todos se ajudam e todos saem felizes no final das contas.Não vou comprar uma mansão com o que ganho mas os momentos e amizades que rolam no meio do caminho fazem valer a pena.


Marco Giorgi, a parceria que deu certo

Com toda essa convergência das mídias onde TV, telefone, i-pods, i-pdas, i-phones e todo tipo de acesso multimídia, os produtos de comunicação estão mudando. Como você ve isso?
É legal, mas faz tudo ficar fácil demais. Não sei explicar, mas não me empolgo com essas novas portas que estão se abrindo em relação a equipamento.
Seu trabalho tem ótimas edições, tem ritmo e uma ligação muito forte com a musica.

Você recebe algum tipo de exigência do mercado ou trabalha com total liberdade de criação?
Não recebo muitas exigências, e por sorte, até o momento a maioria das minhas edições foram feitas sem restrições… Editar é algo muito subjetivo, acho que tem que se depositar a confiança em quem esta editando e o produto que sair é o produto final.

Quais os 5 melhores filmes de surf na sua opiniao?
Secret Machine, Castles in the Sky, Sipping Jetstreams, Doped Youth e o curta Ungu.

Quem são as suas referencias??
Joe.G, Guy Ritchie...

E o proximo round do Innersection? Teremos mudanças?
Tomara!

Fale de seus projetos atuais e futuros
Estou trabalhando no projeto pessoal que mencionei antes, pra ser lançado em 2011, tenho viajado bastante pra produzir-lo e os surfistas envolvidos estão se dedicando bastante pra fazer ele acontecer.

Mande uma mensagem para os leitores do SurfOnLine.
Queria agradecer de coração a todos que direta ou indiretamente apoiaram essa trajetória minha e do Marco Giorgi no Innersection. Sem vocês nada disso teria acontecido, Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário