21 de abril de 2011

Tales from the Desert

Com o sonho de realizar um filme de surf, e pouquíssimo orçamento, o surfista profissional Vini Fornari e o filmmaker Mark Daniel colocaram o pé na estrada e conseguiram fazer uma coisa que muitos sonham, mas que poucos vão até o fim: fazer o seu próprio filme de surf.

TALES foi filmado e editado pelo Mark Daniel, gaúcho de Porto Alegre, e produzido e promovido pelo Vini Fornari, surfista profissional do Rio Grande do Surf.
Ambos falaram um pouco sobre o projeto.



VINI FORNARI

PRODUÇÃO E PROMOÇÃO
O Tales from the Desert foi filmado e editado pelo Mark e eu fiz a promoção. Quando fomos ao Peru com o intuito de fazer um vídeo, surgiu a idéia de fazer um vídeo. A idéia era fazer mais alguma viagem e colocar o vídeo na web para que a galera conhecesse o meu trabalho e o do Mark Daniel. Na verdade a produção foi totalmente independente. Acabei bancando do meu bolso a trip para o Peru, inclusive a passagem do Mark e quando chegamos lá, conseguimos o apoio da pousada do Luisfer Surf Camp. Para o México, a Rooster Surfboards viabilizou a passagem do Mark. Foi isso e mais um investimento que tivemos que fazer para que o filme saísse. A Code Session entrou como apoiadora na estreia do cinema. Na verdade foi a única marca que colaborou com alguma verba para o filme.
Procuramos filmar o máximo de gente possível para colocar no filme e acho que conseguimos até colocar bastante gente para uma produção totalmente independente. Nenhum dos patrocinadores dos atletas nos apoiou. Fizemos pelo surf mesmo. As estrelas são, Alejo Muniz, Bruno Souza, Cauê Wood, Ian Gouveia, Nelson Pinto, Thiago Camarão, Vini Fornari, Yan Daberkow e Stephan Figueiredo.


LOCAÇÕES
As imagens se passaram no sul do Peru e no México, na região de Puerto Escondido.


PROJETOS FUTUROS
Estamos com um roteiro legal para esse ano, a empresa Taca Airlines esta no apoiando em duas viagens. Uma para o Peru e outra para El Salvador. Mas vamos também para o México.
A ideia é fazer um filme ainda melhor divulgado, fazer umas festas preview para promover o filme e fazer uma festa legal de estreia final do ano. Algum patrocinador que queira entrar em contato: vinifornari@gmail.com Estamos começando o projeto já por agora, quanto mais gente estiver junto nessa seria um prazer para nós.



MARK DANIEL


INÍCIO

Sou de Porto Alegre, e comecei a filmar e editar faz pouco mais de um ano. O processo de filmagem como hobby para o trabalho é uma transição natural. Em um dia eu estava revezando a câmera com meus amigos na praia e no outro já estava filmando profissionais. Embora eu penso que no meu caso essa transição ainda não tenha sido concluída por inteiro.


EQUIPAMENTO
Atualmente estou usando uma Canon 60D.

MERCADO
Para ser sincero, se eu dependesse apenas dos trabalhos como filmmaker acho que eu teria algumas dificuldades. O início é muito difícil, ainda mais aqui no Brasil, onde não existe uma cultura de valorizar o trabalho desse tipo de profissional. Da pra se dizer que praticamente se trabalha para investir em equipamentos. Mas qualquer negócio é assim, tem que se investir tempo e dinheiro para que depois dê algum resultado. E como recém estou fazendo meus primeiros trabalhos e ainda moro fora do eixo do surf brasileiro, acho que a tendência é melhorar.

O mercado de vídeos no Brasil eu acho bem pequeno. Porém estão aparecendo alguns nomes no cenário nacional. Acredito que essa escassez de produções nacionais é mais ligada ao mercado mesmo. Como o mercado de surfwear não é muito exigente, as marcas não enxergam muito a necessidade de investir em produções de alta qualidade. Mas esse é um aspecto que já esta mudando, agora só falta as marcas investirem.

PROJETOS FUTUROS
Tenho alguns projetos que já estou trabalhando. Já irei começar a captar algumas imagens e trabalharei em dois projetos de paralelos, porém tem um desses projetos quero trabalhar com muita calma e não tenho uma previsão para lança-lo.


TALES

Tales (Full lenght) from Mark Daniel on Vimeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário