4 de junho de 2011

Super Surf Praia da Vila, sábado 4/06

Antes mesmo de amanhecer o dia, eu já tinha prova de que a previsão das ondas estava mesmo correta: frio, vento sul forte, ondas de 2,5 metros fechando e com muita correnteza. Condições storm (ressaca) e rajadas com mais de 50 km/h. Quando entrava a série, o mar na Praia da Vila mais parecia uma privada no momento da descarga. Mas não pense que estava sem graça ou uma M.... As condições foram desafiadoras, mas quem se dedicou fez ótimos scores.

Os brasileiros Raoni Monteiro, Hizunomê Bettero, Ricardinho Santos, Gabriel Medina e Miguel Pupo venceram seus confrontos e estão garantidos na quarta fase da competição.

O SuperSurf Internacional 2011 é válido como etapa Prime da divisão de acesso para o World Tour. O evento distribui 6.500 pontos para o vencedor no ranking unificado da ASP, além de US$ 250 mil de premiação total, sendo US$ 40 mil para o campeão da disputa na praia da Vila.

Resultado da terceira fase do SuperSurf Internacional 2011

1 Raoni Monteiro (Bra) 12.67 x 11.40 Yuri Sodré (Bra)
2 Mason Ho (Haw) 11.34 x 8.23 Jessé Mendes (Bra)
3 Tom Whitaker (Aus) 14.00 x 9.60 Bernardo Pigmeu (Bra)
4 Hizunomê Bettero (Bra) 12.00 x 6.40 Ben Dunn (Aus)
5 Gabe Kling (EUA) 13.04 x 12.33 Wiggolly Dantas (Bra)
6 Ricardo Santos (Bra) 10.33 x 7.96 Granger Larsen (Haw)
7 Royden Bryson (Afr) 10.83 x 6.56 Austin Ware (EUA)
8 Damien Hobgood (EUA) 16.20 x 14.77 Yadin Nicol (Aus)
9 Gabriel Medina (Bra) 14.94 x 6.94 Tomas Hermes (Bra)
10 Dylan Graves (Pri) 11.54 x 10.90 Leonardo Neves (Bra)
11 Miguel Pupo (Bra) 14.96 x 12.13 Neco Padaratz (Bra)
12 Richard Christie (Nzl) 14.87 x 13.34 Jay Quinn (Nzl)


DJ Pantera. Esse é fera!


Essa foto diz bastante sobre o Miguel Pupo. O atleta está sempre quieto, sério e tem mostrado uma cara de poucos amigos. Seu momento parece ser de 100% de concentração.


Neco e Ana. Mesmo com todo o frio desse sábado, os dois não tiraram os olhos das baterias.


O americano Damien Hobgood, além de sujeito sorridente, é um excelente ( e experiente) competidor. Damien soube esperar com calma as melhores ondas do dia e mostrou para todos que ali tinha uma onda sim, e fez o maior somatório do dia.

Damien numa das boas do dia.


Os jets do Salva Surf funcionaram um bocado. Até o meio dia, o pessoal já tinha abastecido os jets 3 vezes. Alguns atletas, como Miguel Pupo, foram jogados pela correnteza em direção a alto-mar. Não fossem os jets, Miguel só conseguiria sair do mar na Praia D´Água ou da Ribanceira.


Hoje o dia estava muito pouco convidativo para o surf. E era visivel a decepção de cada atleta que aparecia junto à estrutura principal. Ondas grandes, espumadas e deformadas pelo forte vento sul era o que havia para o sábado. Mas como nem tudo são flores no mundo competitivo e como o cronograma apertou, todos foram pra água sem reclamar. A perna brasileira não agradou muito pelo que andei escutando e muitos atletas querem voltar logo para suas casas.

Raoni Monteiro venceu a primeira bateria do dia, onde eliminou o também brasileiro Yuri Sodré, e depois apareceu na praia para olhar as últimas baterias do sábado. Alguém aí duvida de que ele possa vencer esse evento? Eu não.


O dia frio e muito ventoso fez pouca gente se dirigir até a praia. E quem foi, ainda teve que aguentar as rajadas do gelado vento sul. Até os gaúchos, mais acostumados, estavam reclamando da friaca.


Miguel Pupo não deu chances a Neco Padaratz. Enquanto Neco insistia nas direitas em direção ao canal, sempre mais curtas e lentas, Miguel investiu tudo nas esquerdas longas e disparou seu arsenal de manobras com muito estilo e pressão. O surf de Miguel com certeza está muito afiado e seu talento ofusca até os mais carimbados figurões do tour. Na água, Pupo é um show man.


As ressacas de maio castigaram as dunas da Praia da Vila. A sequência de ciclones e de grandes ondas afetou o visual de muitas praias do litoral catarinense.


É meus caros, para que as clássicas ondas da Praia da Vila entrem do jeito que todos esperam, sugiro dar uma passada no local acima porque a fé remove montanhas... E traz boas ondas!


ESSE MOLEQUE VOA!

Gabriel Medina deu um show a parte. Já na primeira onda de sua bateria dropou uma bomba e trabalhou a onda até o inside. Seu talento e velocidade são visivelmente superiores.

Medina é um daqueles moleques que deixam todo o mundo de queixo caído tamanho é o seu talento. Ele impressiona também por ser diferente da maioria dos atletas. Gabriel é quieto, educado, é profissional, fala bem e viajando com a família, recebe todo o suporte necessário para se focar somente no seu surf. Hoje tive a oportunidade de almoçar no mesmo restaurante que a família Medina e foi fácil de perceber como é importante para um jovem surfista poder contar com a sua família por perto. Medina está focado e é um dos grandes favoritos para vencer esse evento.

No confronto contra Tomas Hermes, sobrou surf para Medina.E sobrou atitude. Enquanto Tomas parecia indeciso na escolha de ondas, Medina foi frio e se atirou nas esquerdas grandes e deformadas da Vila. E se deu bem!


DOMINGO ÀS 7 HORAS - O último dia do SuperSurf Internacional Prime começa cedo, as 7 horas na Praia da Vila. A primeira disputa por vaga direta para as quartas de final será entre o brasileiro Raoni Monteiro, o havaiano Mason Ho e o australiano Tom Whitaker. Apenas o vencedor avança, mas os perdedores têm outra chance de classificação na repescagem.

A Peugeot apresenta o SuperSurf Internacional 2011 produzido pela Editora Abril, com esta etapa do ASP Prime contando com o co-patrocínio do Governo do Estado do Estado de Santa Catarina, através do FUNDESPORTE - Fundo de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte; além do apoio da Prefeitura de Imbituba, da Federação Catarinense de Surf (FECASURF) e Associação de Surf de Imbituba (ASI), com cobertura exclusiva da ESPN Brasil.

PROGRAMAÇÃO DO DOMINGO EM IMBITUBA:
07:00 hs - Quarta fase classificatória - Round of 12 no losers
09:00 hs - Quinta fase - Round of 12 - Repescagem da Quarta fase
11:00 hs - Quartas de Final
13:00 hs - Semifinais
14:30 hs - Grande Final do SuperSurf Internacional Prime
15:15 hs - Cerimônia de Premiação no Pódio


QUARTA FASE - Round of 12 - 1.o=Quartas de Final / 2.o e 3.o=Repescagem:
1.a: Raoni Monteiro (BRA), Mason Ho (HAV), Tom Whitaker (AUS)
2.a: Gabe Kling (EUA), Hizunomê Bettero (BRA), Ricardo dos Santos (BRA)
3.a: Damien Hobgood (EUA), Gabriel Medina (BRA), Royden Bryson (AFR)
4.a: Miguel Pupo (BRA), Richard Christie (NZL), Dylan Graves (PRI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário