13 de junho de 2011

Xanadu em Imbituba!


Xanadu é brasileiro e um dos designers de prancha mais respeitados da era moderna. Seu trabalho é reconhecido e admirado internacionalmente e suas pranchas vêm brilhando nos pés de alguns de alguns dos melhores surfistas do mundo.

Nessa quinta-feira, 2 de junho, Xanadu esteve na Praia da Vila (SC) para prestigiar o Super Surf Prime de Imbituba. O Shaper veio ao Brasil para fazer as encomendas dos atletas e de seus clientes e na ocasião tive a oportunidade de conversar um pouco sobre suas pranchas e sobre o mercado de surfboards.


Xanadu começou a fazer pranchas aos 15 anos de idade e cedo foi tentar fazer a vida rodando o mundo. Fez pranchas na Austrália, Japão, Hawaii, Portugal e na California se estabeleceu e ficou mundialmente conhecida a frente da Xanadu Surf Designs. Trabalhador dedicado, de shaper passou a designer de surfboards. A inteligência do seus desenhos fez sua fama e sucesso. Hoje Xanadu vem fazendo modelos de prancha que agradam a todos os tipos de surfistas. Inclusive aos atletas do World Tour. E não são poucos os atletas profissionais que usam suas pranchas. São muitos os talentos da nova geração que usam (ou tem em seu quiver) as famosas Xanadu.

Se vale aqui comentario pessoal: Elogiar seus shapes é fácil. Eu mesmo sou suspeito para falar do Xanadu. Depois que comecei a usar suas pranchas, uma nova perspectiva se abriu para mim em termos de surf. Nunca pensei que pudesse melhorar ou evoluir meu surf ou até mesmo diminuir o tamanho de minhas pranchas depois dos 37 anos de idade. E hoje posso dizer que graças a ele, isso aconteceu. Mas eu sou um mero blogueiro e um profissional de comunicação social. Não tenho nem títulos e nem muita qualidade no meu surf para que esse meu depoimento tenha algum crédito. Minhas palavras aqui não passam de admiração e de agradecimento. Disse tudo isso para explicar que, essa minha pequena e limitada experiência com essas pranchas me ajudou a entender melhor tudo aquilo que eu lia e escutava sobre suas pranchas, principalmente os depoimentos que constantemente escuto de atletas e dos clientes desse mago do shape.

Na Praia da Vila, durante o tempo em que estive junto com ele, pude ver de perto a admiração que os surfistas profissionais (brasileiros e estrangeiros) têm pelas pranchas do Xanadu. Dentre os atletas que estavam surfando com as pranchas do Xanadu estavam Heitor Alves (RS), Rodrigo Dornelles (RS), Thiago Camarão (BRA),Tonino Benson (HAW), Wiggolly Dantas (BRA) e mais alguns top surfers do circuito mundial. Pude ainda, testemunhar um atleta, com título de campeão brasileiro, falando que comprou uma Xanadu de um outro atleta (também carimbado com o título de campeão brasileiro) dizendo que nunca surfou tanto na vida. "Auge da performance"!, dizia ele. O surfista falava empolgado dessa prancha. Queria fazer mais umas, só que dessa vez direto com o Xanadu. Não vou citar os nomes dos atletas primeiro porque não tenho autorização para isso, e segundo, porque esses já tem patrocínio de prancha. Eles compram as pranchas do Xanadu porque sabem que prancha boa faz diferença sim, principalmente para aqueles que precisam de resultados e de uma boa performance dentro d´água.


Junto com o Xanadu, estava o Iozzy Diniz, o Pardhal, gerente e consultor da marca aqui no Brasil. Ele bem define o que é surfar de Xanadu: "Uma coisa é chegar na praia dirigindo um fusca, e outra é chegar na praia dirigindo uma Ferrari. Não tem comparação.". Pardhal também comenta: “a principal característica de Xanadu é que ele está próximo dos surfistas profissionais, criando modelos de pranchas que são testadas pelos melhores surfistas, o que garante know-how qualificado e ótimos resultados para todos surfistas que adquirem uma prancha Xanadu. Só no campeonato de Imbituba foram feitas 30 encomendas de pranchas para profissionais que necessitam de material em q confiam e trazem resultados”. “Estamos também visitando as lojas da região para melhor atendê-las, já que o cliente/consumidor só encontra as prancha Xanadu em lojas especializadas em pranchas de surf.”


Em nossa conversa, Xanadu comentou que depois de décadas morando na Califórnia, vai começar a passar mais tempo no Brasil. Segundo ele, a economia do país está melhorando, a nova geração do surf brasileiro é uma das melhores, se não a melhor da história, e que ele quer passar mais tempo com sua família. Uma notícia que pode facilitar a vida dos atletas (e dos lojistas) que desejam trabalhar com suas pranchas.

Xanadu também falou da qualidade do bloco brasileiro, que segundo ele, está entre os melhores do mundo,embora os consumidores aqui ainda sejam muito preconceituosos em relação a isso. Xanadu vem testando e utilizando espumas brasileiras há algum tempo e está bastante contente com os resultados que vem obtendo.

Enquanto conversávamos, Xanadu concedeu uma entrevista ao Edinho Leite, da ESPN, onde fala sobre isso e outras coisas.

Os interessados em conhecer mais sobre o trabalho de Xanadu e suas pranchas mágicas, podem acessar o www.xanadusurfdesigns.com. As encomendas são feitas diretamente com o Pardhal pelos fones (13) 7813.3614 ou 3244.8113 ou pelo email pardhal@iron.com.br.

Alguns videos que mostram o trabalho de Xanadu. Na teoria, e na prática:

Por: Dadá Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário