19 de agosto de 2011

Enquanto isso, no famoso mundo encantado da ASP


Há tempos se fala que está mais do que na hora de acontecer algumas mudanças radicais tanto no Circuito Mundial de Surf quanto na própria ASP, entidade que governa o surf mundial desde 1983. Os motivos são muitos:

- Nosso esporte ainda é organizado, administrado e visto como um esporte bastante amador;

- O circuito mundial tem "mãos e pernas" atadas com as mesmas empresas há décadas, impedindo que novas marcas e investimentos cheguem ao nosso esporte. O que é bastante conveniente para estas marcas;

- A qualidade das ondas este ano piorou visivelmente em função das marcas patrocinadoras estarem preferindo ficar perto do grande público em vez de ir atrás das ondas boas, como ocorria no antigo Dream Tour; Leia mais aqui: http://surfabout.blogspot.com/2011/05/as-andancas-do-tour.html

- Os julgamentos são subjetivos demais e NOME e seda de PATROCINADOR infelizmente ainda ganham baterias;

- Os eventos do Tour estão com seu formato desgastado e cada vez mais os não-surfistas entendem menos sobre o nosso esporte (E isso vale tanto para o grande público quanto para a mídia).

- As mudanças implementadas em 2010 ficaram confusas até para os competidores mais experientes;

- Ainda existe muita politicagem e uma certa dose de preconceito no World Tour. Mesmo que muitos neguem.

- Em nome da eterna contra-cultura, não existe qualquer tipo de anti-dopping e “atletas” podem competir utilizando todo tipo de drogas. Mesmo as drogas que tornam as disputas bastante injustas. (Aliás, o único caso de dopping registrado na entidade foi o de Neco Padaratz, em uma decisão bem preconceituosa da própria direção da ASP.)


Recentemente vários atletas da elite da ASP deixaram claro que estão insatisfeitos com o andar das coisas. Kelly Slater preferiu ficar pegando altas ondas em Fiji em vez de ir competir em merrecas sul-africanas. Dane Reynolds, mesmo sendo visto quebrando em diversos picos, continua alegando ainda estar lesionado e não apareceu em muitas das etapas desse ano. E agora essa semana, com o tour caminhando para o início da 5ª etapa do ano, Bobby Martinez e (novamente) Dane Reynolds afirmam que não vão a Teahupoo. Martinez, que já venceu em Teahupoo por duas vezes, disse que não vai competir em Teahupoo e que vai fazer sua última participação no tour da ASP na etapa de New York. Depois disso ele vai abandonar o circuito mundial até que haja mudanças significativas.

Leia aqui as reclamações de Bobby Martinez sobre o World Tour da ASP

http://espn.estadao.com.br/surf/noticia/105134_MUDANCAS+DA+ASP+REVOLTAM+BOB+MARTINEZ

http://cisurfboards.com/blog/2011/bobby-martinez-interview-making-the-uncut/


Há tempos também que se fala em um rebel tour. O 10 vezes campeão do mundo, Kelly Slater, já falou em mais de uma oportunidade que gostaria de fazer um circuito alternativo com eventos mais curtos, com melhores surfistas e com visibilidade e premiações bem maiores.

Saiba mais sobre essa história do Rebel tour de Kelly Slater com a ESPN aqui:

http://www.theaustralian.com.au/news/features/slater-leads-rebel-surf-tour/story-e6frg6z6-1225756557665

http://www.surfinglife.com.au/news/asl-news/2816-champions-rebel-tour-kelly-slater


Mas foi só Slater tocar nesse assunto que a ASP correu na frente e refez seu circuito, Modificou várias regras (ainda na metade de 2010) e tudo parecia que iria mudar. 2011 já começou diferente. Mas não melhor. As pontuações dos rankings não foram corretamente niveladas e muitos atletas da nova geração passaram a dizer que seu acesso a elite ficou ainda mais difícil.

Uma coisa é certa. O Circuito Mundial de Surf está confuso, os eventos estão longos demais, as novas praias do tour são inconstantes em termos de ondas e tudo isso está desagradando a muitas pessoas. Inclusive aos atletas. Há quem diga que está faltando sensibilidade e inteligência nessa gestão da ASP.

Qual será o futuro do surf competitivo?

Uma mudança radical na diretoria da ASP melhoraria o circuito mundial?

Um circuito mundial alternativo seria a saída?

Qual a seria o melhor caminho para o correto desenvolvimento do surf competição?

As perguntas são tantas quanto as incertezas. Enquanto isso parece que o antes tão badalado circuito mundial, começa a perder pretígio e alguns de seus maiores surfistas. Mesmo com a ASP aumentando substancialmente as multas para quem faltar a uma etapa. E que venha Teahupoo!!

2 comentários:

  1. The world of drugs in surfing

    http://indosurflife.com/en/surfnews/world-news/1013-the-world-of-drugs-in-surfing.html

    ResponderExcluir
  2. Andy Irons Death and Legacy

    http://www.outsideonline.com/outdoor-adventure/athletes/andy-irons/Crashing-Down.html

    ResponderExcluir