14 de março de 2012

Que tal ter que pagar para assistir os campeonatos de surf?

Por: Dadá Souza


Depois do cancelamento da etapa de New York e do rebaixamento da etapa de Jeffrey´s Bay, ambos devido a forte crise financeira que vêm rondando ocircuito mundial, a notícia da vez é que a ASP vem estudando a possibilidade de cobrar um valor de quem quer assistir os eventos pela web, o famoso esquema PAY-PER-VIEW.

Ao que parece, a crise está apenas começando na ASP. A entidade, que sempre foi patrocinada pelas três gigantes do surf (Quiksilver, Billabong e Rip Curl) e que “fechou” as portas do circuito mundial para diversas outras marcas, hoje parece estar acordando para a triste realidade: é perigoso demais deixar todo um esporte preso a poucas empresas.

Somados os problemas decorrentes da crise mundial, da crise da Billabong, da falta de patrocínio a eventos importantes do circuito mundial, e do lobby dos surfistas, que vêm lutando para que as premiações em dinheiro aumentem, a pressão por resultados estava quase explosiva quando a ASP teve a ideia: O número de pessoas assistindo os eventos pela web só aumenta, a audiência é qualificada, são milhões de acessos por evento. Vamos cobrar por isso!!

Segundo a matéria da ESPN: “A Vans Triple Crown of Surfing do webcast ao vivo rendeu 10,4 milhões de visualizações em dezembro passado. Se metade dos telespectadores que sintonizaram para essa série ponied até R $ 7 para uma assinatura, o que poderia permitir a visualização webcast ilimitado alta definição para o ano, os poderes que poderia ganhar um adicional de US $ 36,4 milhões. Cada ano. E isso é só com base na audiência a partir de um único evento.”

A ASP, nos últimos 3 anos, mudou o nome do circuito, mudou o sistema de classificação para o tour, mudou novamente de formato e deixou todo mundo sem entender quase nada. Essa nova mentalidade, aparentemente um tanto esquizofrênica, ainda bate cabeça tentando achar o seu ponto de equilíbrio e a sua identidade.

Claro que transmissões pagas podem gerar uma quantidade razoável de dinheiro, principalmente em um ano em que os lucros andam escassos. Pessoalmente, acho a ideia de um PAY-PER-VIEW de qualidade muito boa. Adoraria pagar uma pequena quantia de dinheiro e ver os eventos ao vivo com uma ótima transmissão.

Com a cobrança pay-per-view as rendas irão aumentar, com certeza, mas e a audiência os números da audiência? Cairão em quantos por cento?

Os juízes e comentaristas continuariam os mesmos ou as transmissões, pagas, seriam com mais qualidade? Porque é muito ruim assistir a julgamentos tendenciosos e a comentaristas preconceituosos que sequer aprendem a falar o nome dos atletas de maneira correta, só porque são brasileiros. Assim como também é pouco agradável escutar locutores/comentaristas elogiando tudo e todos o tempo inteiro em agradecimento as marcas que os levaram até lá.

Se as transmissões melhorassem bastante, os eventos fossem transmitidos com qualidade HD e a ASP colocasse locutores/comentaristas isentos, com certeza a opção pay-per-view seria uma boa ideia. O problema é ter que pagar para ver baterias mal julgadas, transmissões com qualidade ruim e caras como GT e John Shimooka e outros puxa-sacos das marcas nas transmissões.

Fonte: http://espn.go.com/action/surfing/story/_/id/7682825/possibility-asp-surf-contests-webcast-pay-per-view


Posts relacionados

Crise no mundo do surf?

http://surfabout.blogspot.com/2012/02/crise-no-mundo-do-surf.html

Mudanças a vista!

http://surfabout.blogspot.com/2011/11/mudancas-vista.html

Mudanças no Circuito Mundial.

http://surfabout.blogspot.com/2011/12/mudancas-no-circuito-mundial.html

Bobby Martinez fora do tour

http://surfabout.blogspot.com/2011/09/bobby-martinez-esta-fora-do-tour.html

Enquanto isso, no famoso mundo encantado da ASP

http://surfabout.blogspot.com/2011/08/um-dia-casa-cai.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário