27 de maio de 2012

Domingo, Sol, Surf e Tainhas - Garopaba, 27/05/2012

Domingão de sol, pouco vento e a notícia de que boas ondas estavam rolando. Saímos hoje pela manhã para conferir as principais praias de Garopaba. Como estava um vento sul fraco, fomos conferir as praias onde as ondas quebram com esse vento. 

Na Praia da Garopaba, onde o surf é proibido durante toda a temporada de pesca da tainha, tinha uma ondinha pequena, com meio metro, nada de especial para o surf. Tava bom para as crianças, mas infelizmente essa praia estava fechada para o surf e demais esportes aquáticos até o dia 15 de julho.


Na Praia da Silveira, onde um sistema de bandeiras sinaliza se os surfistas podem ou não entrar na água, tinha mais de um metro de onda (de 3 a 4 pés), sem chance alguma das canoas entrarem no mar, altos tubos, ninguém pescando (as tainhas ainda não chegaram) e os surfistas proibidos de entrar no mar porque podem espantar o peixe. 

Logo ao chegar na praia vimos a bandeira hasteada indicando que ninguém poderia surfar. A polêmica da proibição do surf na temporada de pesca da tainha as vezes é bem difícil de entender.
 
A FECASURF, que foi quem firmou esse "acordo" com os pescadores na época em que o seu presidente estava se candidatando como vereador, não fiscaliza e parece não fazer muita  questão de lutar pelo direito dos surfistas nesse caso. Apenas divulgam umas notas dizendo onde pode e onde não pode surfar, e onde rola o sistema de bandeiras. Todos sabemos que por lei, é totalmente inconstitucional proibir qualquer pessoa de usufruir de nossas praias, território livre por natureza. Mas enfim, como surfistas e como pessoas do bem, fazemos uma forçinha para respeitar as regras estabelecidas pela Federação Catarinense de Surf e pelos Pescadores. Mas, como vemos nas fotos abaixo, todas tiradas hoje pela manhã em Garopaba, o acordo de liberar as praias quando as ondas subirem não está sendo respeitado pelos pescadores.  


Depois do almoço o vento mudou para leste/nordeste e seguimos para a Praia da Ferrugem, onde encontramos boas ondas no canto norte. Como era o único lugar liberado para o surf, todo mundo foi pra lá. Na Ferrugem as ondas estavam um pouco maiores do que na Silveira e abrindo bastante. Na série quebraram algumas ondas com 2 metros, fazendo a alegria da galera que gosta de um surf mais pesado. Foram vários os leashs arrebentados e as pranchas quebradas nessa tarde de muito surf e temperatura bem agradável nesse "verãozinho de maio".


Nenhum comentário:

Postar um comentário