16 de julho de 2012

Praias abertas em Santa Catarina!

15 de julho de 2012. O último dia da temporada de pesca da tainha foi duplamente bom para os surfistas catarinenses. Primeiro, porque com o fim da pesca da tainha os surfistas podem novamente ter a liberdade de surfar em todas as praias da região; e depois porque nesse domingo um consistente swell de sudeste encostou na costa catarinense proporcionando boas ondas em muitos dos picos que quebram com vento sul. O resultado? canoas no rancho e surfistas na água.

Essa última temporada da tainha foi a pior safra de todos os tempos. Os pescadores mataram pouquíssimo peixe e muitas praias de Santa Catarina passaram dois meses proibidas para o surf (e todos os esportes aquáticos) pra nada.  Os pescadores proibem o surf, porque alegam que os surfistas espantam o peixe. Agora passamos 2 meses com os surfistas fora d´água e podemos ver que não é o surfistas que espanta o peixe, e sim a pesca industrial. 

Hoje, pela primeira vez, se fala na coerente idéia de se implementar um período de defeso da tainha para que a espécie possa se reproduzir e novamente ser uma riqueza para os pescadores artesanais. A idéia é boa, afinal a cada ano temos visto menos tainha em nosso litoral e 2012 foi um ano bem crítico para a pesca artesanal. Se os pescadores adotarem um ano sabático, sem pescar, é bem provável que as tainhas voltem a se reproduzir em grande quantidade.

Mas enfim, por ironia do destino, o último dia da temporada da tainha proporcionou condições épicas em uma famosa máquina de ondas da região. A temporada foi aberta com chave de ouro e com altas ondas.

 Onde fica essa onda? Quem conhece sabe. E quem não sabe, fica na curiosidade.

Leia mais sobre a pesca da tainha aqui:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário