13 de dezembro de 2012

Pipe Masters na reta final




O Billabong Pipe Masters 2012 segue parado no Hawaii enquanto todos esperam por um swell que deve começar a bombar no North Shore nessa sexta-feira. Depois das baterias inicias e dos atletas começarem sua última campanha do ano, um pouco de descanso. Mas nessa aparente calmaria, existe uma guerra-fria acontecendo. Mick Fanning caiu fora da disputa do título ao ser eliminado pelo havaiano quarentão e wild card Shane Dorian. Sobraram na disputa Joel Parkinson, o líder do ranking e nunca antes campeão mundial profissional, e o careca da florida Kelly Slater, 11 vezes campeão mundial e vice-líder do ranking logo atrás de Parko. E é daí que esse clima tenso ecoa no silêncio do North Shore.

Joel Parkinson vem fazendo um ano muito consistente e lidera o ranking com 53.900 pontos. Parko não venceu nenhuma etapa mas foi 5ª na Gold Coast, 3º em Bells, 2º no Rio, 9º em Fiji, 2º no Tahiti, 2º em Trestles, 3º na França, 3º em Portugal e 5º em Santa Cruz. O talento, a categoria e a consistência em pessoa. Parko quer esse título mais do que nunca, e apesar de nunca ter vencido em Pipe, esse ano ele está surfando muito e promete lutar com todas as suas forças para vencer Kelly. Ele sabe que essa pode ser sua última chance.

Kelly Slater já conquistou o título mundial 11 vezes e conhece todos os caminhos e atalhos para se chegar ao topo. Mais do que isso, é um mestre da tática, da técnica e da estratégia quando o assunto é campeonato de surf. Com 50.700 pontos, Slater foi 5ª na Gold Coast, 2º em Bells, alegando um corte no pé não veio ao Rio de Janeiro, foi campeão em Fiji, 13º no Tahiti, foi campeão em Trestles (derrotando Parko na final), foi campeão novamente na França, foi 13º em Portugal e 9º em Santa Cruz. Uma máquina de vencer baterias. Só o Pipe Master Kelly venceu 6 vezes. Segundo o nosso instituto matemático, com os descartes das duas piores provas, Slater hoje estaria na frente de Parko. Mas segundo o email que recebemos da ASP, Kelly precisa superar os pontos de Parko, senão nada feito.

Kelly sabe que seus títulos pesam nas costas de Parko e sabe muito bem utilizar o seu mind game para mostrar ao Parko com quem é a disputa. O australiano há anos luta mas já começa a ter uma fama de eterno vice, e isso claramente o incomoda. 

Kelly ou Parkinson? Joel ou Slater? Parko já está garantido nas quartas. Kelly quer fechar essa “dúzia” de títulos e que o Parko continue como seu eterno vice. O clima aparentemente feliz e ensolarado do North Shore na verdade é tenso, como uma guerra-fria.

A verdade é que o campeonato esse ano além de emocionante e também surpreendente. Jamie O´Brien, que segundo ele próprio, é o melhor surfista em Pipe, não passou uma única bateria no quintal de sua casa e acabou eliminado no Round 2 pelo norte-americano CJ Hobgood.

Alejo Muniz, Ricardo dos Santos e Heitor Alves também acabaram eliminados no Round 2 da competição. Alejo perdeu para o havaiano Shane Dorian, Ricardinho perdeu para o Bede Durbidge e Heitor Alves perdeu para o experiente australiano Kieren Perrow.

John John Florence, de quem todos esperavam muito, talvez seja atualmente o melhor surfista em Pipe, mas nesse Pipe Masters John John não pode mostrar muita coisa. Acabou vencido pelo também havaiano Sebastien Zietz ainda no Round 3 da competição.

Adriano de Souza e Mick Fanning também deram adeus ao Pipe Masters nesse Round 3. Adriano perdeu para um endiabrado Dane Reynolds. Fanning perdeu para o experiente Shane Dorian.

O líder Joel Parkinson e o campeão da Hawaiian Triple Crown, Sebastien Zietz já estão classificados para as quartas de final. 

Kelly Slater enfrenta Medina e Josh Kerr na primeira bateria, assim que recomeçar o evento, valendo uma vaga nas quartas. 

Miguel Pupo enfrenta Yadin Nicol e Shane Dorian na última bateria do Round 4.

O Pipe Masters 2012 deve recomeçar nessa sexta-feira, 14 de dezembro.

Os videos, baterias e resultados podem ser vistos direto no site oficial do evento:

Fiquem ligados!

Aloha!



2 comentários: