19 de março de 2013

Freesurf Journey


O videomaker gaúcho Kako Lopes está rodando o mundo com o projeto Freesurf Journey. Em parceria com o fotógrafo Bruno Lemos e com a marca gaúcha Freesurf, Kako começou sua jornada por alguns dos melhores picos de surf do planeta. O projeto começou em Baja Malibu, México, onde os surfistas Peterson Marchese, Igor Lumertz e Bento Cuervo pegaram ondas geladas, sozinhas e perfeitas. Na sequência a equipe desembarcou no Hawaii com os surfistas Binho Nunes, Peterson Marchese e Pedro Manga para registar o verdadeiro hawaiian juice. Conversamos com Kako Lopes para saber um pouco mais sobre o projeto. 


FREESURF JOURNEY_first stop from Kako Lopes on Vimeo.


Como começou o esse  projeto Freesurf Journey?
Eu já vinha me envolvendo com o surf de diversas maneiras, há mais de 10 anos. Tive uma ótima estrutura para eventos, fui presidente de uma ONG que lutava pela preservação da orla em torno ao Pier de Tramandaí, organizei eventos, dei apoio para a molecada local e fui vice-presidente da ASTRI (Associação de Surf de Tramandaí). Nesse período sempre me identifiquei com fotografia e vídeo. No início era um hobby, fazia as trips e filmava o Alan Saulo, o Peterson Marchese e os amigos que estivessem junto na barca. Já faz 10 anos que eu e o Pet andamos junto, desde que ele tinha 8 anos de idade. Produzimos alguns clipes caseiros, que aos poucos foram melhorando e as produções foram ficando cada vez mais maneiras. Alguns desses clips tiveram boa repercussão e um feedback positivo, e isso animou um sonho: viajar pelo mundo produzindo vídeos de surf. 

Eu sabia que precisaria melhorar muito, estudar, comprar equipamentos, pois bem, se era isso que precisava ser feito, foi exatamente o que eu fiz. Larguei meu emprego, as viagens, a praia e fui morar em Porto Alegre, estudar Publicidade e propaganda na ESPM e fiz alguns cursos de áudio e vídeo. Fim do ano passado eu recebi uma ligação de um colega, o Thiago Ramos, dizendo que haveria um concurso da Quiksilver de filmes de surf e skate na Complex. Como eu já tinha muitas imagens de surf e de skate resolvi editar um clip para participar, o Surf Skate Boys. Foi animal. Não ganhei nada, mas me inclui num grupo seleto de produtores de vídeos de POA e tive um feedback bem positivo, então achei que havia chegado a hora de tentar alçar voos mais altos. Conversei com o Peterson Marchese e seu empresário Fernando Ávila e fomos no marketing da Freesurf apresentar o meu trabalho.  Mostrei o clip de surf e skate que havia editado e mais um da temporada 2012 do Pet pelo mundo e eles curtiram bastante.  Conversamos sobre a possibilidade de eu viajar junto com a equipe Freesurf produzindo vídeo e foto.  No início foi difícil, ainda mais que isso já era dezembro e eu não tinha nem visto pra os EUA. Corri o mês inteiro e início de janeiro estava com o visto na mão. A Freesurf, a Tricoast e a Index Krown me ajudaram financeiramente, compramos a passagem, agilizamos os atletas e a trip começou.

Freesurf Journey_Second Stop_Hawaii from Kako Lopes on Vimeo.


Fala um pouco sobre a viagem
Já na chegada fomos para a Califórnia, onde compramos novos equipamentos de foto e video e entramos em contato com o surfista Igor Lumertz que nos informou de um swell que estava encostando no México e nos convidou para surfar Todos Santos. Aceitamos na hora e no dia seguinte já pegamos um bom swell, tinha uns 12 pés de onda, trip alucinante. Depois fomos para Baja Malibu onde pegamos ótimas ondas. Lugar tranquilo, comida boa, bons tubos e o melhor, sem crowd. Produzimos o 1º episódio lá.  Depois partimos para o Hawaii, onde nos encontramos com o big rider Pedro “Manga” Aguiar e com o freesurf figuraça Binho Nunes, uma equipe que além de ter uma ótima vibe, está sempre atrás das maiores e melhores ondas.  Também foi um grande parceiro no projeto o fotógrafo e videomaker Bruno Lemos, local do North Shore há mais de 10 anos. Os dois primeiros passos da Freesurf Journey foram uma experiência alucinante. E estar no Hawaii com essa galera e mais Sthephan Figueredo, Dennis Tihara, Adilton Mariano, Felipe Cezarano entre outros monstros do surf nacional, não tem preço. Ficamos muito felizes com os resultados e sabemos que a caminhada é longa e que temos muito que melhorar. Mas estamos bem contentes com os primeiros passos.

A jornada continua?
A jornada nunca acaba. Ainda produziremos mais um clipe aqui no Hawaii, e mais um na Califórnia. Esperamos poder anunciar boas novidades em breve.

Que equipamento você está usando?
Uma camera Canon 60d, uma Canon t3i, Gopro Black edition e lentes 100-400mm, 75-300mm,lente 18-55mm. Edito num Macbook pro e uso o programa final cut 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário