2 de abril de 2013

Adriano de Souza vence em Bells

Por: Dadá Souza



O brasileiro Adriano de Souza foi o grande campeão do Rip Curl Pro Bells Beach 2013. Na bateria final Adriano venceu o novato Nat Young (USA) por 16.26 a 15.83 e badalou o sino do troféu mais antigo do mundo. Essa foi a primeira vez que um surfista brasileiro venceu a etapa de Bells. No surf feminino a brasileira Silvana Lima já havia vencido essa etapa em 2009, mas entre os homens foi um feito inédito e histórico do nosso pequeno gigante chamado Adriano de Souza.




O CAMINHO DO TÍTULO

Adriano começou sua jornada no Rip Curl Pro perdendo para o inspirado Alejo Muniz já na primeira bateria do evento. Na repescagem do Round 2 Mineiro começou a embalar e venceu fácil e o wildcard indonésio Oney Anwar por 15.73 a 7.43. No Round 3 o brasileiro esteve inspirado e derrotou o norte-americano Kolohe Andino por 18.67 a 16.00. No Round 4 Adriano venceu Raoni Monteiro e CJ Hobgood e se classificou direto para as quartas-de-final. Nas Quartas, Mineiro derrotou o bi-campeão mundial Mick Fanning por 14.33 a 13.76 com uma virada sensacional nos instantes finais da bateria. Na Semi Adriano venceu o sul-africano Jordy Smith por 18.44 a 18.40. Na final Adriano de Souza venceu o jovem norte-americano Nat Young por 16.26 a 15.83. Mineiro mostrou experiência, qualidade e um grande preparo físico e levou a etapa mostrando que seu surf está mais afiado e consistente do que nunca.

Houve muita repercussão sobre a vitória de Adriano, com estrangeiros torcendo contra e até mesmo xingando o Adriano. Sabe aquele caso clássico do cara do terceiro mundo que chega tomando o dinheiro e a atenção das grandes e ricas potências? Acho que se aplica aqui, mas com uma diferença, estamos fazendo isso no talento, na raça e nas regras. Nosso surf amadureceu, aprendeu a competir em qualquer condição de ondas e parece que isso incomoda muita gente. Nossa resposta? Bem deixo para os nosso surfistas responderam na forma de tubos, aéreos, rasgadas e de vitórias. quem tiver surf que se apresente, todo o resto é churumela. Para os que gostam de criticar as vitórias de Adriano, vale lembrar que ele já venceu em J-Bay e em Bells, duas das melhores e mais difíceis ondas do circuito mundial. E isso não é para qualquer um. 

Com o término da etapa de Bells a corrida ao título está aberta. Kelly Slater é o número 1 do ranking, com 11.750 pontos. Empatados em 2º estão Mick Fanning (AUS) e Taj Burrow (AUS), com 11.700 pontos.  Na 4ª colocação está Adriano de Souza com 10.500 pontos e em 5º, também empatados, estão Joel Parkinson (AUS) e Nat Young (USA), com 9.750 pontos.

A próxima etapa acontece de 8 a 19 de maio nas praias do Rio de Janeiro. 






OS BRASILEIROS NA ETAPA

Willian Cardoso acabou na 5ª colocação. Venceu Taj Burrow e Kieren Perrow no Round 1; venceu e eliminou Kelly Slater no Round 3; Venceu Josh Kerr e Adrian Buchan no Round 4 e só foi perder nas quartas para o norte-americano Nat Young. O Power Panda foi genial nesse evento e mostrou um surf de muita força e qualidade. Com duas etapas Willian é o 16º do ranking, com um 25º na Gold Coast e essa 5ª colocação em Bells.

Filipe Toledo acabou o evento na 5ª colocação. Venceu Michel Bourez e Bede Durbidge no Round 1; venceu Gabriel Medina no Round 3; Perdeu para Jordy Smith no Round 4; Venceu CJ Hobgood no Round 5. Filipinho só perdeu nas quartas, onde não conseguiu parar o inspirado sul-africano Jordy Smith. Filipinho foi um dos melhores surfistas desse evento e um dos mais empolgantes desse WCT 2013. Em seu primeiro ano no tour, Filipe Toledo já é o 9º do ranking com um 13º e um 5º. Um belo início de temporada.

Raoni Monteiro acabou na 9ª colocação. Venceu Medina e Matt Wilkinson no Round 1; eliminou Joel Parkinson no Round 3 em uma bateria fantástica; Perdeu para Adriano de Souza no Round 4. Raoni deixou o evento no Round 5, onde perdeu para o australiano Mick Fanning. Mas a verdade é que Raoni deu um show em Bells e fez a melhor bateria de todo o evento. Não entendo como o Raoni Monteiro não tem um patrocínio. Que mercado é esse que não investe em seus atletas? Sem mais. Raoni foi genial em Bells e está na 18ª colocação no ranking da ASP com um 25º e um 9º.

Gabriel Medina acabou na 13ª colocação. Perdeu para Raoni Monteiro no Round 1; venceu Jack Perry no Round 2; e acabou eliminado por Filipe Toledo no Round 3. Gabriel Medina ainda não mostrou o seu melhor surf em 2013 e está na 23ª colocação no ranking, com dois 13º.

Alejo Muniz acabou na 13ª colocação. Venceu Adriano de Souza e Tiago Pires no Round 1; mas acabou eliminado por Jordy Smith no Round 3. As vezes falta um pouco de sorte, mas Alejo é um excelente surfista, mas assim como Medina, Alejo ainda não mostrou o seu melhor surf em 2013 e ocupa a 23ª colocação no ranking, com dois 13º.

E a propósito, podiam caprichar mais nesse sino, não?






Ranking ASP 2013Clique aqui

Para rever todas as baterias do eventoClique aqui


Resultado do Rip Curl Pro Bells Beach  2013

1º Adriano de Souza (Bra)

2º Nat Young (EUA)
3º Jordy Smith (Afr)
3º Taj Burrow (Aus)
5º Filipe Toledo (Bra)
5º Willian Cardoso (Bra)

5º Mick Fanning (Aus)
5º Kai Otton (Aus)
9º Raoni Monteiro (Bra)
13º Gabriel Medina (Bra)
13º Alejo Muniz (Bra)

RANKING ASP WCT TOP 5 
1. Kelly Slater (USA) 11,750 pts
2. Mick Fanning (AUS) 11,700 pts
2. Taj Burrow (AUS) 11,700 pts
4. Adriano de Souza (BRA) 10,500 pts

5. Joel Parkinson (AUS) 9,750 pts
5. Nat Young (USA) 9,750 pts

Nenhum comentário:

Postar um comentário