26 de abril de 2013

X GAMES 2013 EM FOZ DO IGUAÇU


Arena Vertical montada na beira das Cataratas do Iguaçu - Foto: Divulgação ESPN

Fugindo um pouco do mundo surf, mas literalmente mergulhando no mundo dos esportes radicais, fui a Foz do Iguaçu a convite da Ford para acompanhar um pouco dos X GAMES, o lançamento do New Fiesta 2014 e para dropar as Cataratas do Iguaçu, que indiscutivelmente são uma das sete novas  maravilhas deste planeta.

Jornalistas e blogueiros influentes de diversos setores foram convidados a experimentar o New Fiesta em um test drive único, cujo trajeto começava  no Brasil, seguia em território paraguaio, rodava pela Argentina e retornava ao Brasil, direto para as arenas dos X GAMES.

A Ford está apostando forte nesse segmento dos esportes radicais e chamou o SurfOnline e outros veículos do surf brasileiro para participar desse final de semana de experiências pra lá de radicais. Reunir os melhores atletas do mundo às belezas naturais de Foz do Iguaçu já foi sensacional. Mas a Ford foi ainda mais longe, e mostrou que um estreito vínculo com os esportes de ação, primeiro porque ao lado da Red Bull e da Go Pro, a empresa patrocinou a etapa brasileira dos X GAMES 2013 em Foz do Iguaçu, depois porque patrocina o piloto-fenômeno Ken Block, o astro da série de vídeos Gymkhana, e mais ainda, quando anunciou o patrocínio do skatista brasileiro Pedro Barros, tricampeão mundial na categoria Bowl.

Assistir aos X GAMES ao vivo, é uma experiência única. Claro que assistir o evento pela ESPN é alucinante e nos traz múltiplos replays, slow motions e diversos ângulos diferentes, mas a vibração, o barulho  e a energia das arenas é coisa que não se vê em qualquer evento. Os X GAMES são as verdadeiras Olimpíadas dos esportes radicais e o público delirou com os atletas mais radicais da atualidade. O evento reuniu cerca de 58 mil pessoas e contou com 200 atletas em 15 modalidades de 5 esportes : Surf, Skate, BMX, Rally de carros e de motos).

FOZ DO IGUAÇU

Foz do Iguaçu é um dos três destinos turísticos mais visitados no Brasil. A tríplice fronteira Brasil-Paraguai-Argentina inclui as famosas compras (super baratas) no Paraguai, a exuberante natureza local e as ainda mais famosas cataratas dop Iguaçu. Tudo isso leva a Foz um número enorme de turistas de todas as nacionalidades durante o ano todo. Falar das Cataratas do Iguaçu, uma das três maiores water falls do mundo, é praticamente inútil. Além de chover no molhado (literalmente), ainda não vi fotos ou vídeos que passem a real sensação que é estar nesse local. Não tem onda, não tem surf, mas é um dos lugares mais incríveis que já vi. Isso sem falar nas trilhas e passeios que se pode fazer dentro do parque. O vídeo abaixo mostra um pouco do que que foi esse passeio em Foz.



SURF NOS X GAMES

A participação do surf nos X GAMES 2013 aconteceu em formato de competição online e  foi uma grande novidade nos X GAMES 2013. Um grupo de jurados fazia a sua escolha, e o público em casa também fazia a sua, votando nos atletas de acordo com os vídeos publicados pelo site oficial do evento. O campeão, de acordo com o público, foi o brasileiro Gabriel Medina, que teve o maior numero de votos e acabou faturando os US$ 10.000 pela vitória. Mas de acordo com os juízes, o campeão foi o sul-africano Jordy Smith, que levou os US$ 50.000 de premiação e a medalha de ouro na competição.
Abaixo as sessões dos dois atletas:





SKATE

O Brasil mais uma vez brilhou nas competições de Skate, mostrando que nossos atletas continuam no topo do skate mundial. Pedro Barros, imbatível, deu um show no Skate Park conquistando sua terceira medalha de ouro nos X GAMES com a linha mais animal do evento. A fase desse jovem catarinense é impressionante assim como o seu skate. Esta foi a quinta medalha de Pedro Barros nos X-Games, sendo a quarta de ouro. Pedro Barros é uma das apostas da 9ine, agência de marketing esportivo do ex-jogador Ronaldo Nazário e agora atleta da Ford. E mesmo com tantos títulos e patrocínios, Pedrinho é a simplicidade em pessoa, e um exemplo de atleta. Come, dorme e respira skate junto com sua família. Esse merece! Quem também levou a medalha de ouro com Leticia Bufoni, que conquistou o primeiro lugar do skate street feminino.


Na Mega Rampa o show foi de Bob Burnquist, um cara que embora a mídia internacional desconsidere, é o maior skatista de todos os tempos. Bob continua sendo imbatível, principalmente na Mega Rampa. Bob conquistou a sua 10ª medalha de ouro na competição com uma manobra até então inédita na MegaRampa, um 720 de front.  Com a vitória, Bob chegou a marca de 23 medalhas nos X GAMES. Mais uma medalha e ele se iguala ao maior recordista de pódios dos X GAMES, o norte-americano Dave Mirra.



NEW FIESTA

Paralelo aos X GAMES, a Ford apresentava a imprensa o seu mais novo modelo, o New Fiesta Hatch 2014, lançamento global da Ford que vem para conquistar o público jovem com um design moderno e com diferenciais tecnológicos e mecânicos que devem agradar até os consumidores mais exigentes. O carro participou dos X GAMES com os pilotos Ken Block, astro da série de vídeos Gymkhana, sucesso na internet, com Tanner Foust, campeão da categoria em 2012 e com Brian Deegan, medalha de ouro nos X Games 2011 e com o campeão do Rally em Foz do Iguaçu, o norte-americano Scott Speed, ex piloto de F1, que venceu a final da etapa brasileira na última curva. Marcando a estréia do Fiesta ST na categoria, a Ford classificou 7 carros na bateria final e conquistou as 5 primeiras colocações. Nada mal esse New Fiesta. Tenho que falar que voltei de Foz querendo um desses. 

Abaixo o New Fiesta em duas versões, a do piloto Ken Block e a que vai para o público.
Quem quiser saber mais sobre o carro, acesse http://www.newfiesta.com.br/




Após o término dos X GAMES, a Ford doou a minirampa que estava em seu stand para a ASFI (Associação dos Skatistas de Foz do Iguaçu). Em atividade desde 2002, a ASFI atua na divulgação do esporte, incentivando a prática do skate com a realização de eventos e estimulando a implantação de novos espaços para a prática da modalidade. A minirrampa do New Fiesta Park será remontada na Pista Pública de Skate de Foz do Iguaçu, uma das maiores conquistas da ASFI. O New Fiesta Park foi um dos grandes points do X Games, competição de esportes radicais que aconteceu no último fim de semana em Foz do Iguaçu (PR). Além da apresentação de bandas locais, DJs e uma série de atrações para o público, feras do skate como Pedro Barros, André Jesus, Henrique Castro, Carlos Cavet, Ricardo Fernandez "Dexter" e Douglas Leite, o "Doguete", mostraram todo seu talento e habilidade em sessions de exibição exclusivas na minirrampa do New Fiesta Park.

A minirampa da Ford, com várias transições, foi doada à ASFI (Associação dos Skatistas 
de Foz do Iguaçu) e agora vai fazer a cabeça da galera local.

Os X GAMES continuam em Foz do Iguaçu e já estão confirmadas as etapas de 2014 e 2015 na cidade paranaense. Quem tiver a chance, vai que vale a pena. 

Os vídeos foram tirados do canal oficial dos X GAMES no Youtube. Veja mais direto na fonte: http://www.youtube.com/user/XGames?feature=

Nenhum comentário:

Postar um comentário