19 de junho de 2013

Oakley Pro Bali - Medina e Pupo avançam para o Round 3



No primeiro confronto do dia Kelly Slater, sem surpresa nenhuma, venceu fácil o jovem australiano Jack Robinson por 18.17 a 3.43. O posicionamento de Slater nos tubos e suas potentes rasgadas somaram 9.00 e 9.17 e o careca foi disparado o melhor surfista dessa fase.

A segunda bateria foi morna e sonolenta. Taj Burrow derrotou fácil o havaiano Bruce Irons. Todos esperavam muito de bruce mas o havaiano somou 1.77 e 1.37 enquanto Taj somou 5.67 e 7.83.

Na terceira bateria, mais um erro grosseiro de julgamento em favor de Joel Parkinson. Parko caiu na água contra o local Oney Anwar, surfou mal, mas teve suas ondas muito mais valorizadas que as ondas do balinês. Enquanto Parko fez ondas medianas com várias manobras que não encaixaram direito, o balinês mandou bons aéreos rodando e pegou um bom tubo na sua última onda finalizando com um aéreo. Os juízes, como sempre apaixonados pelo Parko, não deram a virada. A bateria está no Heats on Demand e todos podem ver o quanto a ASP  protege o australiano.

Os mesmos juízes de sempre e as mesma ASP de sempre. Esse tipo de julgamento e de protecionismo é que coloca em cheque a credibilidade da ASP e do esporte surf.

Josh Kerr venceu Dusty Payne por 13.00 a 11.00

Na 5ª bateria Willian Cardoso e Gabriel Medina fizeram uma dobradinha brasileira. Enquanto Willian parecia não conseguir entrar em sintonia com as ondas de Keramas, Gabriel Medina fez duas ondas sólidas e venceu Willian Cardoso por 17.80 a 8.77.

Sebastien Zietz e Kieren Perrow  foi outra bateria em que o julgamento deixou a desejar. A primeira nota de Zietz, um 9.00, foi exagerada para uma onda sem muito brilhantismo: uma rasgada boa , na sequencia mandou duas rasgadas menores, sem nenhuma finalização. Presente do seu patrocinador que por acaso é o patrocinador do evento? Não sei, o que eu sei é que essa onda nunca deveria valer nove pontos. Zietz acabou vencendo a bateria por 15.23 a 11.60.

Na sétima bateria do dia, Julian Wilson venceu o brasileiro Raoni Monteiro por 15.70 a 11.57. Julian começou a bateria com um grande aéreo que lhe valeu 8.87. Raoni lutou e bem que tentou virar o resultado, mas Julian Wilson acabou vencendo o confronto por 15.70 a 11.57.

Adrian Buchan venceu Adam Melling por 17.33 a 10.44. Adrian Buchan começou essa bateria com uma nota 9.63 em uma onda com dois floaters e uma rasgada.(?) Não foram os australianos que reclamaram que floaters não deveriam valer notas altas? Bem, ontem eles não reclamaram.

Kai Otton e Alejo Muniz se enfrentaram na 9ª bateria do dia. E quem se deu melhor foi o australiano. Alejo não conseguiu entrar em sintonia com as ondas de Keramas enquanto Otton aproveitava cada sessão da onda. No final Kai Otton 14.90 contra 8.17 de Alejo, que precisa começar uma reação se quiser continuar no tour. Talento e surf com certeza não lhe faltam.

A última bateria do dia foi entre Bede Durbidge e o brasileiro Miguel Pupo. Miguel venceu a bateria por 12.77 a 12.70 e passou para o Round 3, mas ficou a impressão de que Bede Durbidge surfou melhor. O australiano váriou mais as manobras e foi um pouco mais agressivo que Miguel, felizmente, para nós brasileiros, o miguel passou para a próxima fase.

Depois dessa bateria o evento foi paralisado e ainda restam duas baterias do Round 2 para fechar essa fase, Putra Hermawan x Brett Simpson e Kolohe Andino x Matt Wilkinson.


Nota:

Os juízes continuam subjetivos demais e os critérios continuam mudando bastante dependendo de quem está na bateria. As manobras inovadoras valem mais ou menos dependendo de contra quem são aplicadas. Se forem contra o Joel Parkinson, por exemplo, elas valem menos.

Os juízes deveriam ser sempre renovados, e os piores juízes deveriam dar lugar aos melhores juízes das etapas Prime.

As notas altas, acima de 9, deveriam ter manobras com grande grau de dificuldade,  variação de manobras e fortes finalizações. E são muitas as notas acima de 9 esse ano que não apresentam nenhum desses critérios.

Veja mais direto no site oficial do evento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário