28 de agosto de 2013

S.O.S. Rio da Madre & Guarda do Embaú (SC).



A Lagoa do Ribeirão é um importante afluente do Rio da Madre, que tem sua foz na Guarda do Embaú. Até 2009 essa Lagoa era protegida pelo Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, mas uma manobra politica (motivada por interesses imobiliários) desanexou a região do Parque e abriu caminhos para os gananciosos e perigosos especuladores imobiliários. 

O Plano Diretor de Paulo Lopes (SC), já aprovado pela Câmara de Vereadores (e construído sem a participação da população local, como vinha acontecendo na vizinha Garopaba), projeta para a área uma cidade com 80 mil habitantes, prevendo para tanto, a DRAGAGEM DO RIO DA MADRE, o que é um absurdo total.

Uma das regiões mais lindas do litoral de Santa Catarina está ameaçada pela especulação imobiliária. A Lagoa do Ribeirão, ou Lagoa do Coração, como é mais conhecida, está prestes a virar um condomínio de luxo. O Rio da madre vem sofrendo com os agrotóxicos e com a poluição e está ameaçado de ter alguns pontos aterrados. E para piorar a situação, estão querendo construir prédios na beira da praia, uma zona industrial e um emissário submarino para jogar o esgoto no mar. E esse é um tipo de "progresso" que ninguém quer por aquelas bandas, a não ser os empresários envolvidos nos empreendimentos e os políticos interessados nas propinas.  

Se isso acontecer, serão atingidas as praias da Guarda do Embaú, Gamboa, Pinheira e Praia do Sonho. Todas praias lindíssimas, que vivem do turismo e que são procuradas justamente por sua beleza natural preservada. As baleias franca também usam essa região como berçário e local de acasalamento.

A aprovação dos planos diretores de Palhoça e de Paulo Lopes também estão em mudando, afinal os politicos locais, aliados a construtores e empreiteiras, querem as construções.

O que está previsto para a região:

• zona industrial localizada entre Morretes e a Br 101 ocupando parte de uma área de banhado na Palhoça e próxima a lagoa do Ribeirão em Paulo Lopes; 

•verticalização de toda costa com edifícios 4, 6 8 e 12 andares podendo ser ampliado para 36 andares na praia da Pinheira, local com deficiência de infraestrutura e saneamento básico, pois tal ocupação provocará um acréscimo populacional de mais de 200 mil pessoas nesta área;

•parcelamento do solo com terrenos de 125m² na Guarda do Embaú/Pinheira e Praia do Sonho (o que favorece a ocupação por população de baixa renda gerando impacto social e econômico);

•empreendimentos que prevêem o incremento populacional de mais de 80 mil pessoas residindo no entorno da lagoa do Ribeirão (localizada em Paulo Lopes e afluente do rio da Madre), que além de poluição ao rio da Madre, trará risco para a futura população por se tratar de uma área com sérios riscos de inundação! 

Se informe mais sobre o que está acontecendo na região e ajude a combater esse crime que querem cometer contra o Rio da Madre e contra a Guarda do Embaú.



2 comentários:

  1. Os envolvidos nesse condomímio são pessoas conhecidas, influentes e muito ricas. Só não entendo porque acabar com o rio, com a natureza e com as ondas da guarda só para ganhar mais dinheiro. Não entendo. todos ja tem dinheiro para sustentar varias gerações. pulho olho grande.

    ResponderExcluir
  2. não sei de quando é essa postagem e nem a que pé anda esse assunto mas isso NÂO NÂO NÂO pode acontecer...

    ResponderExcluir