11 de novembro de 2013

Vem aí o HURLEY SURFESTUDANTIL 2013


Hurley Surfestudantil 2013 acontece no próximo dia 15 de novembro na Praia Mole, celebrando o surfe e a cultura de praia, num ambiente de competição e confraternização para pais, professores e alunos. O evento, que chega à sua 10a edição e já se tornou um dos mais tradicionais no calendário da Federação Catarinense de Surf (Fecasurf), desta vez acontece num único dia, numa sexta-feira de feriado, prometendo mais uma vez reunir um número expressivo de pessoas curtindo atividades ao ar livre.

Clima de Festival

Muito se fala que as competições tradicionais de surfe perderam a essência ao longo do tempo e que os formatos das disputas deixaram de atrair grandes púbicos na praia. Não é o que acontece com o Surfestudantil, que vem reunindo mais de cinco mil pessoas na Praia Mole a cada nova edição.

A fórmula é simples: agregar diversas atividades de lazer na praia enquanto as disputas de surfe acontecem na água. Uma proposta que envolve, skate, música, escalada, escultura e outras atividades esportivas e culturais, atraindo um público bem abrangente.

Nesse sentido, o Hurley Surfestudantil de certa forma resgata o espírito dos antigos festivais de surfe dos anos 70 e 80 que atraiam grandes públicos. Hoje, além das tradicionais escolha da garota da praia e das apresentações musicais - com festival de bandas escolares e encerramento do grupo Morning Sun -, o evento também traz a consciência ecológica e social em atividades que contam pontos na competição.

Assim, o envolvimento dos alunos inclui tarefas como o plantio de mudas nativas e coleta de lixo na praia, além de uma valiosa ação social de doação de sangue para o Hemosc, que só no ano passado alcançou mais de 200 doadores.

Equipe Multidisciplinar

Tendo a competição de surfe como principal atração, o torneio intercolegial reúne 16 escolas da cidade, motivando alunos e mobilizando toda a comunidade escolar, incluindo pais e professores. Assim, o encontro na Praia Mole é o ponto alto de um processo que já dura semanas em cada escola, na seleção dos dois surfistas alunos além de um professor ou pai de aluno representantes da equipe.

Além dos surfistas, cada equipe de colégio precisa selecionar alunos para a disputa de skate mini-ramp, remada, escalada, escultura na areia, além voluntários para coleta de lixo, plantio de mudas, coleta de sangue, além da torcida organizada e a escolha de sua representante na escolha da garota da praia.

Assim, com tantas atividades extra-surf contando pontuação, o Surfestudantil torna-se uma animada gincana escolar, onde não basta ter o melhor surfista no evento para conquistar a premiação. 

Na última quinta-feira, um Congresso Técnico reunindo organizadores e representantes das escolas consolidou as regras da disputa e definiu as baterias da competição de surfe.

Disputas na Água

A história dos encontros que acontecem desde 2000 já rende disputas tradicionais, como as do atual bicampeão Colégio Tendência do Centro, contra a escola Acácio Garibaldi da Barra da Lagoa. Não por acaso, estas escolas introduziram o surfe dentro de sua grade de Educação Física, onde os alunos surfam no horário letivo previsto, acompanhadas por um orientador.

Com supervisão da Federação Catarinense de Surf (Fecasurf) os surfistas nas categorias Alunos nascidos a partir de 1996 e Pai/Professor, disputam baterias de 15 minutos em que contam as duas melhores ondas - sendo que nenhum surfista participante poderá ter participado de uma bateria final de circuito amador ou profissional promovida pela Fecasurf nos últimos dois anos.

Além de introduzir os prazeres do surfe no ambiente escolar, o Hurley Surfestudantil também oferece uma importante experiência para futuros atletas com destaque nacional como os irmãos Luan e Cauê Wood e a atual campeã catarinense de surfe feminino Marina Rezende. “Inclusive algumas escolas abriram o surfe dentro de sua grade curricular por conta da experiência com o Surfestudantil”, explica o organizador do evento, Maurio Borges.

Programação:

As atividades se iniciam as 8 hs da manhã e prosseguem ao longo de todo dia. Em caso de chuva o evento poderá ser adiado para o sábado (16) ou domingo (17).

Principais Atrações:

-       Torneio de Surfe Hurley Surfestudantil
-       Giraffas Parede de Escalada
-       Torneio Forma Turismo Skate Mini-Ramp
-       Prova de Remada
-       Prova de Esultura de Areia
-       Escolha da Garota Hurley Surfestudantil
-       CCAA/S365[O]OMUNDO Music Festival

Mais informações: 

Crédito das fotos: Kenn Robert/divulgação) 








Nenhum comentário:

Postar um comentário