23 de janeiro de 2014

Helicóptero da CBN flagra despejo de esgoto no mar de São Conrado

Cada um tem um conceito de cidade maravilhosa. Teoricamente, uma cidade maravilhosa é linda, deslumbrante, segura e limpa. No Brasil o Rio de Janeiro sempre se vendeu muito bem com esse conceito. O visual da cidade é tão lindo que é difícil de resistir aos seus encantos. Principalmente nas fotos e vídeos turísticos. A mistura do mar e da mata atlântica com as montanhas e serras é realmente alucinante. Mas de perto, muito do que parece belo, pode ser também sujo, perigoso e bem caro. 

Governantes políticos, gananciosos e mal preparados, acabam tomando as piores decisões possíveis em troca de gordas propinas e comissões. Quando o assunto é a natureza e o meio ambiente então, os prefeitos e governadores do Rio foram cruéis: autorizaram construções em lugares arriscados, criaram emissários que jogam o esgoto no mar, poluíram as praias, rios, lagos e mangues e aprovaram obras e condomínios em áreas de preservação. Tá certo que nada disso é novidade, o Rio joga seu esgoto no mar há décadas. O próprio Pier de Ipanema, famoso e lendário por suas ondas, foi construído justamente para a criação de um emissário desses. Mas recentemente a coisa tem andado feia demais e as praias da zona sul estão fora de controle quando o assunto é a poluição. 

Concordo que o mesmo acontece em outros lugares. Mas primeiro, não é porque os outros fazem o mesmo, que devemos fazer. E segundo, para uma cidade que se vende como um paraíso de belezas naturais e que tem em suas praias o seu maior atrativo turístico, jogar o esgoto na praia, no meio dos turistas é, no mínimo, uma estupidez e um crime ecológico. 

Um dos casos mais graves é na praia de São Conrado, um dos pontos mais poluídos do Rio de Janeiro. Hoje mesmo, um helicóptero da CBN sobrevvou por cima de São Conrado e registrou essa cachoeira de esgoto caindo diretamente na praia. A imagem abaixo vale mais do que mil palavras e você pode ver a matéria direto na fonte: : http://cbn.globoradio.globo.com/editorias/meio-ambiente/2014/01/23/HELICOPTERO-DA-CBN-FLAGRA-DESPEJO-DE-ESGOTO-NO-MAR-DE-SAO-CONRADO.htm#ixzz2rEfksfab





Nenhum comentário:

Postar um comentário