6 de fevereiro de 2014

Kelly vence o Volcom Pipe Maters e Wiggolly Dantas é vice-campeão em Pipe


Terminou nessa quarta-feira o VOLCOM PIPE PRO, etapa 5 estrelas do WQS 2014. Com ondas de 10 a 12 pés, às vezes com ótimas condições e às vezes quadradas e com tubos cavernosos, o evento reuniu a nata do surf havaiano e vários tops do circuito mundial. Quem acompanhou o evento sabe o quanto esse título foi disputado.

Uma final em Pipe com dois surfistas brasileiros, um local havaiano e com o Pipe Master Kelly Slater. Um sonho? Pois foi o que rolou ontem no North Shore de Oahu. Com um surf que mistura esporte de alto nível, arte e uma certa dose de magia, Slater venceu o evento dando uma aula de surfe.  Wiggolly Dantas se sagrou vice-campeão em Pipe e obtivemos pela primeira vez na história, uma final em pipeline com dois brasileiros na disputa. Wiggolly Dantas e Adriano de Souza. Nada mal para um país que até recentemente era acusado de só ter “surfistas de beach break”.

Adriano de Souza e Wiggolly Dantas arrebentaram em Pipe. Guigui terminou como vice-campeão e Mineiro como a quarta colocação (mas com a segunda melhor nota na grande final).

Adriano de Souza nunca tinha sido um cara muito dedicado no Hawaii. Suas atuações se resumiam aos dias de evento da ASP e os bons resultados para o atleta do Guarujá nunca aconteciam. Esse ano Adriano ficou mais tempo no Hawaii, ficou hospedado de frente pra Pipe e se dedicou a surfar Pipeline e Backdoor. O resultado dessa dedicação? Adriano fez sua primeira final em Pipe. E em sua trajetória até a final Adriano venceu os locais Pancho sullivan e Reef McIntosh no Round 3, venceu também Carlos Muñoz, da Costa Rica e o fenômeno local Jamie O´Brien (na casa de quem estava hospedado) no Round 4, venceu ainda o havaiano Torrey Meister e os americanos Damien Hobgood e Cory Arrambide nas quartas e venceu um trio havaiano (Mason Ho, Kiron Jabour e Torrey Meister) na semi. Sobrou atitude para o nosso mineirinho, que chegou quietinho, espiando as ondas por trás das outras pessoas e foi até a final mostrando muita competência em Pipe. Na final, Mineiro ficou em 4º, mas fez a segunda melhor nota da bateria.

Wiggolly Dantas sempre foi uma grande promessa do surfe brasileiro. Aposta do shaper Xanadu, Guigui desenvolveu um surfe moderno, maduro e muito competitivo. Wiggolly já havia batido na trave diversas vezes, mas nesse Volcom Pipe Pro  seu surfe desencantou e mostrou que tem qualidade suficiente para vencer um campeonato em Pipe. Wiggolly Dantas foi o vice-campeão do Volcom Pipe Pro 2014. Foi a a primeira vez que um surfista brasileiro fica com o vice-campeonato em Pipe. No caminho até o vice-campeonato, Guigui venceu o brasileiro Krystian Kymerson, o havaiano Makai McNamara (HAW) e o também brasileiro Tiago Camarão no Round 3; derrubou o americano Chris Ward e o havaiano Kalani David no Round 4; Nas quartas Guigui venceu o aussie Mitchel Coleborn, o americano Nathan Yeomans e o local havaiano Olomana Eleogram, que acabou se machucando e não teve mais condições de competir. Na semi Wiggoly perdeu para Slater mas eliminou o havaiano Dusty Payne e o australiano Mitchel Coleborn;  e na grande final Wiggolly Dantas (13.77) perdeu para Slater (15.70) mas ficou na frente do local Mason Ho (11.50) e do brasileiro Adriano de Souza (10.70).

Guigui e Mineiro deram um show em Pipe, mas quem deu as cartas nesse evento foi o norte-americano Kelly Slater. O careca deu show e reinou absoluto em Pipeline e venceu fácil a etapa de nível 5 estrelas. Com um surfe experiente, talentoso, inteligente e que beira o impossível, Slater pegou as melhores ondas da competição, surfou melhor que todo mundo e venceu

Para resumir a atuação do careca: Slater surfou as quatro melhores ondas da competição e marcou a única Nota 10 do evento e obteve a melhor média da competição.  

Na grande final, Slater deu um nó em seus adversários e faturou o caneco praticamente nos primeiros minutos de bateria com duas ondas certeiras e matadoras. Essa foi a segunda vitória consecutiva de Slater em Pipe, mas como ele ainda não tinha vencido esse evento, o Volcom Pipe Pro é mais um título para Kelly Slater colocar na sua imensa coleção.

Ao vencer em Pipe, Slater começou o ano mandando a sua mensagem: não quero nem falar sobre aposentadoria.  Aos 42 anos de idade, o norte-americano continua uma perfeita máquina de competir e continua sendo dono de uma das linhas de surfe mais carismáticas do mundo.

Veja mais direto no site do evento:


Resultados do Volcom Pipe Pro 2014

1 Kelly Slater (EUA)
2 Wiggolly Dantas (Bra)
3 Mason Ho (Haw)
4 Adriano de Souza (Bra)
5 Kiron Jabour (Haw)
5 Dusty Payne (Haw)
7 Michel Coleborn (Aus)
7 Torrey Meister (Haw)
17 David do Carmo (Bra)
17 Ian Gouveia (Bra)
17 Krystian Kymerson (Bra)



Nenhum comentário:

Postar um comentário