SEGURANÇA DE PRAIA




Evite acidentes!

Esse vídeo está bombando nas redes sociais e mostra uma garota levando uma pranchada de um surfista em Arugambay, no Sri Lanka. O vídeo é forte, a menina levou uma pancada no rosto e teve muita sorte de não ter acontecido nada de muito grave com ela.


Não cabe aqui julgar se a menina foi rabear o surfista ou se o surfista foi intencional ao bater com a prancha na garota ou se ele simplesmente não teve habilidade suficiente para desviar sua prancha. Acidentes simplesmente acontecem. Principalmente nos locais onde as pessoas estão aprendendo a surfar e onde tem muita gente na água, o popular "crowd". 
Mas podemos tirar desse vídeo são pequenas lições:

1. Nunca fique na frente dos outros surfistas. Além de cortar a frente dos outros e de usar a abominável e desleal prática da "rabeada", você pode acabar sendo atropelado(a). 
É importante prestar muita atenção em sua volta. Saiba onde estão as outras pessoas, para onde estão indo, identifique os canais e possíveis rotas de fuga.

2. Quem está aprendendo deve começar mais afastado dos outros surfistas até ganhar alguma experiência. Como as velocidades e as trajetórias são bem diferentes entre os novatos e os experientes, é melhor prevenir e procurar um local mais tranquilo para aprender a surfar.

4. Se você já está na onda, evite ir para cima dos outros surfistas. Esse comportamento além de agressivo, é muito arriscado. Ás vezes tirar um "fininho" de alguém pode significar lesões, pranchas quebradas e alguns pontos ou ossos quebrados. Jogar a prancha em alguém então é agressão caracterizada. E só para lembrar, quem for agredido ou ameaçado pode ir na delegacia de polícia e registrar um boletim de ocorrência. 

4. Sempre que alguém estiver com problemas dentro d´água, AJUDE. O grupo dos surfistas é o que passa mais tempo dentro d´água, e por isso tem mais chances de ajudar e salvar a vida de alguém. Aprenda a realizar os primeiros socorros e chame pelos bombeiros ou por um socorro especializado. Os primeiros socorros são fundamentais e podem salvar a vida de outras pessoas.




---------------------------------------------------------------------


É verão! Cuidado com os raios!

Muita gente não tem noção da quantidade de pessoas que morrem atingidos por um raio na praia. E são justamente as tempestades de verão as que mais matam 130 pessoas por ano aqui no Brasil, o país onde mais caem raios no mundo, são quase 58 milhões por ano. 

E 2014 já fez a sua primeira vítima, uma mulher foi atingida por um raio na praia da Enseada, no Guarujá.

Fontes: A TribunaFolha de São Paulo 


A foto do fotógrafo Rogério Soares, do Jornal A Tribuna, mostra o momento exato em que um raio atinge uma mulher na Praia da Enseada, Guarujá, no dia 14 de janeiro.

Quando nuvens carregadas se aproximarem, procure um lugar seguro e lembre-se das regras de segurança:

- não vá para a praia e nem pra piscina durante as tempestades;
- evite contato com objetos metálicos;
- não fique próximo de árvores, cercas, trilhos, postes e linhas de energia elétrica;
- evite o topo dos morros e cordilheiras;
- não dirija e nem se abrigue em veículos sem capota, como tratores, motocicletas e         bicicletas;
- não utilise equipamentos elétricos;
- evite usar as linhas telefônicas;
- não use o chuveiro elétrico.


Você pode escapar das Correntes de Retorno

Ao cair numa corrente de retorno (ou repuxo), nade paralelamente a praia, saia da ação da corrente e só então saia do mar. Se estiver em apuros não exite, chame o Salva-Vidas.





Regras de Segurança dentro d´agua

Quem dropa no pico da onda, sempre tem a prioridade.
Não reme para a frente do surfista que vem na onda.
Não desca uma onda na frente de quem vem surfando (a popular rabeada).





O verão já começou, as praias estão lotadas e todos querem curtir ao máximo essa temporada de férias, mas a falta de conhecimento da dinâmica das praias e das correntes marítimas causam milhares de afogamentos em toda a nossa costa. Como a melhor maneira da gente tratar desse assunto, é educar e informar a respeito da segurança de praia a todos que frequentam nossas praias e balneários, resolvemos dar aqui algumas dicas importantes.

Aqui no SurfOnline o número de usuários surfistas é bem maior do que o de banhistas e os surfistas geralmente são caras que entendem do mar e conseguem sair fácil de um local complicado, sabemos disso. Mas sabemos também que os surfistas são as pessoas que passam mais tempo dentro d´água, e por isso podem chegar mais rápido para salvar alguém está se afogando. 

Saber como salvar alguém e saber educar as pessoas sobre o funcionamento das praias e das correntes são coisas que todo surfista deveria fazer. Na Austrália e na Nova Zelândia as crianças começam desde muito cedo a conhecer melhor as praias e a segurança de praia em parceria com os salva-vidas e com os clubes de surf. 

Relevante e eficaz, essa campanha da Surf Life Saving Australia ensina o que todos devem saber para fugir das correntes de retorno: PARA ESCAPAR DA CORRENTE, NADE PARALELO À PRAIA.






OS PERIGOS E AS CONDIÇÕES DO MAR:

É muito importante saber identificar as condições do mar e os perigos que são aparentes e visíveis. Saber identificar as correntes de retorno, os buracos, os tipos de fundo, os ventos e as marés é de fundamental importância e pode garantir a sua segurança e a de sua família.

Fique sempre atendo às marés, que se alteram com uma média de 6 Horas. Por dia acontecem duas marés-cheias e duas marés-vazias, e a alteração da  profundidade pode ter influência direta nas correntezas e na força das ondas.

As correntes de retorno são formadas pelo retorno da massa d'água que é empilhada pelas ondas contra a praia, eventualmente trazendo junto alguns banhistas mais desatentos para longe da praia, em direção ao mar aberto. Nessas situações o banhista é literalmente puxado para mar adentro. Essa mesma corrente geralmente é boa para os surfistas, que conseguem varar a arrebentação mais fácil. Mas todo cuidado com essas correntes é pouco. Essas correntes geralmente ocorrem em zonas profundas, os chamados canais, onde não existem ondas quebrando. São corredores de retorno de água para o mar, o popular "repuxo". Se você cair em uma corrente de retorno, nade paralelamente a praia até sair da ação da corrente e saia do mar. Nunca tente nadar contra a correnteza!

Os ventos influenciam na formação das ondas e também podem influenciar nas correntes marítimas. Nunca entre no mar quando uma tempestade estiver se aproximando.


O quê fazer quando for pego por uma corrente de retorno?


Não tente nadar contra a corrente. Seu esforço será inútil e vai consumir toda a sua energia. Simplesmente nade calmamente paralelo a praia até sair da ação dessa corrente e só depois vá em direção a praia.

Os buracos são Depressões no fundo das praias, causados pela ação das ondas e das correntezas. São perigosos para as crianças e todos devem ficar atentos.

Impacto das ondas: É o famoso "caldo", que o banhista acaba tomando de uma onda forte que o arremessa para baixo. A pessoa acaba bebendo água e pode se afogar. Conheça os seus limites e o tipo de praia que você vai frequentar. As praias de tombo tem ondas mais fortes e buracos bem mais profundos.


REGRAS DE SEGURANÇA


Respeite o Sol. Devemos evitar ficar espóxtos ao sol das 11:30 até as 16 hs

Na praia, use sempre um bom protetor solar.

Não entre na água logo após fazer uma refeição. Espere pelo menos 3 horas antes de entrar na água.

Procure entrar na água sempre próximo ao posto de salva-vidas

Se ingerir bebida alcoólica, não entre no mar.

Evite banhos noturnos, são perigosos e muitas vezes fatais.

Identifique primeiro as condições do mar antes de entrar na água.

Não mergulhe de cabeça em locais que você não tenha certeza da segurança.

Com as crianças, atenção redobrada.

Se cair em uma corrente de retorno, nade paralelo a praia e saia do mar.

Muito cuidado ao tentar salvar alguém. Existem técnicas adequadas para isso, e uma pessoa inabilitada para o salvamento pode acabar se afogando também.

Evite nadar em águas profundas ou com muita correnteza.

Evite entradas bruscas na água após longa exposição ao sol. O risco de choque térmico e desmaio são grandes e podem ser fatais.

Evite nadar longe da costa. Ao nadar para muito longe as pessoas podem ficar cansadas e ficar sem forças para voltar, correndo assim o risco do músculo prender ou ainda ter uma hipotermia, colocando em risco a vida.

O ditado é antigo, se você não sabe nadar, não entre no mar. Mesmo com o auxílio de bóias, pranchas, etc.

As placas e bandeiras de advertência indicam locais perigosos no mar. Evite nadar nesses locais.

Mantenha-se afastado dos costões e das pedras: alem do risco de escorregar ou ser derrubado pelas ondas, nesses locais as correntes sempore são mais fortes.

Crianças e adolescente devem ser alertados sobre os riscos das águas, antes de começar o passeio. 

Nas praias onde tem ataques de tubarão, atenção triplicada e siga todas as regras e instruções para não virar comida de tubarão. Em caso de ataque, ligue para o corpo de bombeiros ou chame um salva-vidas. Se possível, leve-a até o hospital.

Não hesite em pedri socorro quando estiver em perigo.

Nunca tome banhos sozinhos em praias desertas.

Evite tomar banho nas áreas frequentadas pelos surfistas.

Não corte a frente dos outros surfistas (a famosa rabeada).

Reme em direção a onda, e não em direção ao surfista.

Evite os acidentes com outros surfistas ou banhistas.

Não entre no mar sozinho.

Sempre proteja a cabeça sempre que rodar com a prancha.

Se vai surfar algum pico mais isolado, sempre deixe avisado para onde você foi.

Respeite a regra básica do surf: 1 surfista por onda.

Não largue a prancha quando for dar um joelhinho.







Para escapar da corrente, nade paralelo a praia
Aprenda a sair das correntes de retorno. Ninguém consegue nadar tanto a ponto de vencer a correnteza de uma dessas correntes de retorno. Só para lembrar, o nadador olímpico Gustavo Borges, que medalha de ouro nas olimpíadas, precisou ser socorrido pelos salva-vidas no Rio de Janeiro justamente por achar que poderia vencer uma corrente de retorno. Quando cair numa corrente, nade paralelo a praia, saia da ação da corrente e só depois tente sair da água.





Ajude a disseminar a SEGURANÇA DE PRAIA para o máximo de pessoas possível e ajude a fazer uma temporada com menos acidentes e mortes no mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário